A chuva prevista para a maior parte da Bahia, no final de semana, contribuirá para diminuir, significativamente, os focos de incêndio nas regiões da Chapada Diamantina, oeste e São Francisco. Conforme boletim divulgado hoje (29) pelo Centro Estadual de Meteorologia da Superintendência de Recursos Hídricos (Cemba/SRH), as chuvas serão acompanhadas por raios e trovões nessas e outras regiões como o sul e sudoeste.
Isso ocorrerá em virtude de uma frente fria que está sob o Nordeste do país, associada à Zona de Convergência do Atlântico Sul, que traz umidade da Amazônia, amenizando o calor nessas regiões, onde as temperaturas mínimas podem chegar a 19 ºC e, as máximas, a 32 ºC.
Em Salvador, Região Metropolitana e nas regiões norte e nordeste, o céu continuará nublado a parcialmente nublado. Chuvas moderadas e fracas podem ocorrer a qualquer hora do dia. As temperaturas deverão variar entre 21ºC e 32ºC. O mar ficará agitado em toda a costa baiana. Entre as cidades de Porto Seguro e Salvador, as ondas poderão alcançar alturas de até dois metros, o que é normal para essa época do ano.
Apesar do aumento da nebulosidade provocado pela passagem da frente fria, o meteorologista Heráclio Alves alerta que é preciso proteger a pele e os olhos da radiação ultravioleta, cujos índices continuam em níveis extremos na maior parte do estado. Segundo o meteorologista, os índices até domingo ficam entre 11 e 12 pela tabela da Organização Mundial de Saúde (OMS). “As nuvens funcionam como filtro natural para reduzir a radiação, mas elas não bloqueiam a incidência totalmente. Então, para evitar doenças na pele e problemas nos olhos, recomenda-se o uso de protetor solar, boné e óculos escuros”.