Discutir a importância da prevenção como estratégia para a redução das vulnerabilidades às DST/Hiv/Aids na adolescência e na juventude. Esse é o objetivo do seminário “Adolescência e Aids” que o Centro de Referência Estadual de DST/Aids (Creaids), da Secretaria da Saúde do Estado, promove amanhã (22), das 8 às 17h30, em sua sede, no Garcia.
O evento acontece no momento em que o Ministério da Saúde elege o jovem como tema da campanha do Dia Mundial de Luta contra a Aids, comemorado no 1º de dezembro. Diante da constatação do aumento do número de novas infecções pelo vírus HIV entre jovens, o seminário vai abordar temas como a gravidez na adolescência, relações de gênero, prevenção às DST/Aids e diversidade sexual.
Participarão profissionais de saúde e educação que atuam com adolescentes, pessoas vivendo com Hiv/Aids, ONGs atuantes na prevenção e assistência aos portadores, adolescentes e representantes da sociedade civil organizada.
A médica hebeatra Margaret Fialho, uma das responsáveis pela coordenação do seminário, explica que o encontro é parte integrante do projeto de Educação Permanente “A adesão entra na roda”, de autoria da psicóloga Célia Regina Teixeira e da assistente social Maria de Lourdes Dourado, do Creaids, vencedoras da 2ª edição nacional do Prêmio de Incentivo à Prevenção e Tratamento do HIV/Aids/2006, instituído pela Sociedade Brasileira de Infectologia.
Por meio do projeto foram realizadas oficinas de adesão para usuários e treinamentos para profissionais que atuam em programas, ONGs e serviços especializados em DST/Aids de todo o estado, com o objetivo de promover discussões sobre as ações de adesão, fortalecendo as iniciativas que valorizem o acesso à informação e a melhoria da qualidade de vida das pessoas.

Programação

O será instalado às 8h30 e constará de mesa redonda sobre “Saúde sexual e reprodutiva na adolescência e juventude”, coordenada por Telma Maria de Oliveira, diretora do Centro de Referência do Adolescente Isabel Souto (Creadis). Ainda pela manhã, Mônica Nery, da Maternidade Climério de Oliveira, realizará conferência sobre “Gravidez na Adolescência”. À tarde, Milena Rios, da Cipó, coordena mesa redonda sobre o tema “Construindo caminhos para a redução de vulnerabilidade” e a hebeatra Margaret Fialho coordena painel sobre “Sexualidade e Aids em adolescentes privados de liberdade”, apresentando a experiência da Fundac.