Dezoito municípios da área de abrangência das diretorias regionais de Saúde (Dires) de Juazeiro, Brumado, Vitória da Conquista e Caetité serão contemplados com a terceira etapa do plano de eliminação da transmissão vetorial da Doença de Chagas na Bahia, por meio da erradicação do inseto conhecido como barbeiro, que é o principal transmissor da doença.

Para isso, o secretário estadual da Saúde, Jorge Solla, e o secretário de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde (MS), Gerson Penna, assinam na terça-feira (13), às 11h, no auditório da Divisão de Vigilância Sanitária da Bahia (Divisa), Centro Administrativo, termo de compromisso envolvendo R$ 2.700.239 – R$ 1.486.800 do Ministério da Saúde e R$ 1.213.439 da Secretaria Estadual da Saúde (Sesab).

Nessa terceira etapa do plano, serão trabalhadas 108.072 casas, que serão borrifadas e pesquisadas, beneficiando 400 mil pessoas.

Em 2006, o Brasil obteve a certificação de interrupção da Doença de Chagas. Apesar disso, focos residuais do inseto ainda persistem na Bahia, apontando para a importância do plano, desencadeado para alcançar um total de 97 municípios.

Nas duas primeiras etapas do plano, foram trabalhados 58 municípios, sendo 30 pertencentes às Dires de Irecê, Ibotirama e Seabra e os demais às regionais de Barreiras e Santa Maria da Vitória.

A Sesab tem atuado sempre em parceria com o Ministério da Saúde. Na primeira etapa, desencadeada em 2004, a secretaria estadual disponibilizou R$ 1.247.270 para aquisição de materiais de consumo, combustível e equipamentos. Foram trabalhadas 195.179 casas, beneficiando cerca de 600 mil pessoas.

Na segunda etapa, iniciada em junho de 2006, a Sesab disponibilizou, além de 65 picapes, R$ 723.890 para compra de materiais, combustíveis e equipamentos, possibilitando o trabalho em 102.407 casas.

Estado já é certificado

Segundo o coordenador do Programa de Controle da Doença de Chagas da Sesab, Jorge Mendonça, assim como o Brasil, a Bahia já recebeu a certificação de eliminação da transmissão vetorial da doença. “O desafio agora é garantir a sustentabilidade das ações e a manutenção dos resultados obtidos”, disse.

Outro desafio citado pelo técnico é o crescente risco da transmissão oral da doença, que ocorre por alimentos contaminados, a exemplo da cana-de-açúcar.

A terceira etapa do plano vai abranger os municípios de Campo Alegre de Lourdes, Curaçá, Juazeiro e Pilão Arcado (15ª Dires, com sede em Juazeiro), Aracatu, Dom Basílio, Ituaçu, Jussiape, Livramento de Nossa Senhora e Rio de Contas (19ª Dires, em Brumado), Anagé, Caraíbas, Condeúba, Tremedal e Presidente Jânio Quadros (20ª Dires, em Vitória da Conquista), e Igaporã, Jacaraci e Riacho de Santana (24ª Dires, em Caetité).

Após a conclusão dessa etapa, será realizada a quarta e última, nos 21 municípios restantes, sendo nove pertencentes à 23ª Dires (Boquira), dois da 28ª Dires (Senhor do Bonfim) e 10 da 31ª Dires (Guanambi).