Amanhã (14) se comemora o Dia Mundial do Diabetes e a consultora técnica do Planserv, endocrinologista Lívia Nery Franco Guerreiro Costa, alerta que é fundamental uma avaliação periódica dos níveis glicêmicos para o diagnostico precoce da doença, evitando suas complicações. “As manifestações clínicas geralmente só ocorrem quando os níveis glicêmicos estão muito acima do normal ou quando as doenças associadas crônicas já se instalaram”, explica.

O diabetes está no centro das atenções do Planserv dentro do Programa de Prevenção de Doenças, ainda em fase de elaboração. Um programa específico vem sendo desenvolvido por uma equipe interdisciplinar e integrada, sob a coordenação da endocrinologista, Alcina Vinhaes, que será ampliado e modernizado, adequando-o às novas tecnologias.

Os sintomas do aumento da glicemia são sede excessiva, aumento do volume e da freqüência urinária, surgimento do hábito de urinar à noite, aumento da sede e da fome, perda de peso, sensação de fraqueza, tonturas e visão turva. Para prevenir o diabetes é importante adotar uma dieta rica em fibras, pobre em gorduras, fracionada (5 a 6 pequenas refeições/dia), praticar atividade física regular e manter o peso adequado.

As complicações crônicas do diabetes são inúmeras. Na visão, a retinopatia diabética, que pode levar ao descolamento da retina e à cegueira. No aparelho cardiovascular, as conseqüências podem ser angina, infarto, insuficiência cardíaca e AVC (derrame). Nos vasos sanguíneos e nervos periféricos há o perigo de aterosclerose e neuropatia periférica, aumentando o risco de úlceras e amputações No trato gastrointestinal, a doença pode gerar distensão abdominal, vômitos, diarréia, e no trato gênito-urinário, pode ocorrer insuficiência renal, dificuldade em esvaziar a bexiga, e impotência sexual.

O portador de diabetes também está sujeito a desenvolver sintomas neurológicos, como paralisias agudas, perda de sensibilidade à dor, ao calor e ao toque, formigamentos, com o risco do surgimento de deformidades e úlceras, e. sintoma dermatológico, com infecções fúngicas.

Doença causada pela deficiência na produção ou ação da insulina, o diabetes mellitus representa, atualmente, um problema de saúde pública, com um número crescente de pacientes em todo o mundo. Sabe-se que grande parte dos portadores da doença desconhece o fato, tornando-se necessárias ações de promoção à saúde, que possibilite prevenir ou retardar o surgimento da patologia, por meio da prática de hábitos saudáveis de vida.

Fatores de risco

Os fatores dec risco do diabetes são idade superior a 40 anos, sobrepeso ou obesidade, história familiar, sedentarismo, HDL baixo, triglicérides hipertensão arterial, doença coronariana, diabetes gestacional prévio, filhos com peso maior que 4 Kg ao nascer, abortos sucessivos ou morte de filhos nos primeiros dias de vida.

O Diabetes Mellitus tipo 1 é ocasionado pela destruição auto-imune das células pancreáticas produtoras de insulina, levando a uma deficiência absoluta desse hormônio. O Diabetes Mellitus tipo 2 é provocado predominantemente por uma resistência à ação da insulina, na maior parte das vezes associada a aumento de peso.

O diabetes gestacionale é desenvolvido a partir do segundo trimestre de gestação, desencadeado pela resistência insulínica, causada pelos hormônios produzidos pela placenta. Outras formas de diabetes são desencadeadas por desordens genéticas, infecções, doenças pancreáticas, uso de medicamentos, drogas ou outras doenças endócrinas.