Técnicos das secretarias da Saúde e da Educação, além de representantes de organizações da sociedade civil que desenvolvem atividades voltadas para a população jovem nos municípios de Salvador e Feira de Santana participam amanhã (13), durante todo o dia, no Grande Hotel da Barra, da 1ª Oficina para formação do Grupo Gestor Municipal.

O grupo ficará responsável, em seus municípios, pela condução do projeto Saúde e Prevenção nas Escolas, iniciativa dos Ministérios da Saúde e da Educação, que visa a promoção da saúde sexual e reprodutiva dos jovens, através de ações nas escolas e unidades de básicas de saúde.

Considerado um marco na integração saúde/educação, o projeto Saúde e Prevenção nas Escolas, que tem o apoio da Unesco e do Unicef, destaca a escola como o melhor espaço para articulação das políticas voltadas para adolescentes e jovens, principalmente por contar com a participação dos principais sujeitos do processo: estudantes, famílias, profissionais da educação e da saúde.

No âmbito federal, o projeto é conduzido pelo Ministério da Saúde, por meio do Programa Nacional de DST/Aids, Ministério da Educação, Unesco, Unicef e UNFPA (Fundo de População das Nações Unidas), instituições que constituem o Grupo Gestor Federal (GGF).

Ações descentralizadas

A coordenadora do Programa Estadual de DST/Aids, Edivânia Landim, explica que observando os princípios da descentralização, estados e municípios estão sendo incentivados a assumir as ações do Saúde e Prevenção nas Escolas.

Na Bahia, o Grupo Gestor Estadual (GGE), já instituído, tem representantes da Secretaria da Saúde do Estado/Programa Estadual de DST/Aids, Secretaria da Educação, área técnica da Saúde do Adolescente da Sesab, Uneb, Gapa, entre outros parceiros.

O Grupo Gestor Estadual, de acordo com Alba Souza, técnica do Programa Estadual de DST/Aids, está estimulando a criação dos grupos municipais, inicialmente em Salvador e Feira de Santana, que se constituem na clientela da 1ª Oficina, a ser realizada amanhã.

Posteriormente, a iniciativa deverá ser estendida aos demais municípios baianos. A proposta central do projeto, ainda de acordo com Alba Souza, é promover a saúde sexual e reprodutiva dos jovens, com a finalidade de reduzir a vulnerabilidade às doenças sexualmente transmissíveis, à infecção pelo HIV/Aids e à gravidez não planejada.

Outra importante ação do GGE é a mobilização de adolescentes e jovens do ensino médio para prevenção pelo HIV/Aids. Dez escolas, sendo cinco de Salvador e cinco de Feira de Santana, foram selecionadas para o trabalho, que prevê a capacitação de professores para a difusão de informações sobre prevenção de DST/HIV/Aids, trabalhando questões como a vulnerabilidade e a importância do teste para detecção do HIV, que inclusive será disponibilizado para os escolares.