Profissionais de saúde dos Centros de Testagem e Aconselhamento em DST/HIV/Aids (CTAs) de Salvador e interior do estado estão sendo capacitados hoje (5) e amanhã (6) para a implantação e operacionalização do Sistema de Informação. Isto possibilitará uma melhor qualificação das informações em saúde e a conseqüente melhoria dos serviços de prevenção às DST/HIV/Aids.
O curso sobre Sistema de Informação para CTAs está sendo realizado no Grande Hotel da Barra, numa iniciativa da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), por meio da coordenação estadual de DST/Aids, com apoio da coordenação municipal de DST/Aids de Feira de Santana.
A coordenadora estadual de DST/Aids Edivânia Landim explica que o Sistema de Informação para CTAs possibilita aos gestores de saúde a obtenção do perfil da população usuária destes serviços, bem como o quantitativo de resultados/pessoas com sorologia positiva para HIV.
Ou seja, além dos dados relativos a estado civil, idade, renda, raça, entre outros, o sistema possibilita conhecer o número de indivíduos que fazem aconselhamento pré e pós e teste e quantos tiveram resultado positivo para HIV. Atualmente, apenas o Centro de Referência Estadual em DST/Aids (Creaids) e os CTAs de Feira de Santana e Vitória da Conquista dispõem da ferramenta, mas a meta da Sesab é implantar/implementar o sistema em 100% dos serviços.
Os Centros de Testagem e Aconselhamento surgiram no Brasil no final dos anos 80, como estratégia nacional para enfrentamento da epidemia da Aids, na ampliação do acesso da população aos serviços de diagnóstico para HIV.
Inicialmente chamados de Centros de Orientação e Apoio Sorológico (Coas), os centros têm se constituído, ao longo dos anos, numa inovação no modelo assistencial.
“Nos CTAS, o teste anti-HIV é ofertado aos usuários, bem como o aconselhamento pré e pós-teste”, esclarece Edivânia Landim, acrescentando que o “aconselhamento”, definido como um processo de escuta ativa, “visa à realização de uma avaliação qualificada dos riscos e danos à saúde, apoio psico-emocional e social e intervenção educativa, objetivando a promoção de práticas sexuais seguras”.
A Bahia, atualmente, dispõe de 20 CTAs, sendo dois na capital – Creaids e CTA Municipal) e os demais no interior – Teixeira de Freitas, Eunápolis, Porto Seguro, Vitória da Conquista, Jequié, Juazeiro, Paulo Afonso, Barreiras, Lauro de Freitas, Camaçari, Feira de Santana, Santo Antônio de Jesus, Irecê, Itaberaba, Ilhéus, Itabuna, Canavieiras e Guanambi.