A Secretaria da Saúde do Estado promove no dia 20 deste mês, das 9 às 18h, no auditório do Cican, a 1ª Oficina Preparatória para a construção do curso de especialização em Gestão Hospitalar, com o objetivo de discutir a proposta político-pedagógica do curso, além de definir estratégias para sua operacionalização.
O público são diretores, gerentes, administradores, coordenadores e técnicos da rede hospitalar do estado, com finalidade principal de valorizar os trabalhadores e possibilitar transformações da prática gestora, assegurando o uso adequado das ferramentas e papéis gerenciais para a melhoria da qualidade e da humanização da assistência prestada nas unidades do SUS.
A oficina reunirá em torno de 80 participantes, entre dirigentes e técnicos da Sesab, diretores de unidades hospitalares da rede estadual e representantes das instituições formadoras – Escola de Saúde Pública de Minas Gerais, Escola de Administração da Ufba e EESP.
“O curso envolve objetivos da Política de Educação Permanente para o SUS/Bahia e da Política Estadual de Atenção à Saúde, uma vez que ao tempo em se busca melhorar a qualificação e valorizar os profissionais, pretende-se qualificar a gestão hospitalar”, explica Monique Esperidião, da EESP.
Na oficina serão discutidas as características da rede hospitalar do SUS/Bahia, apresentadas experiências de sucesso na capacitação da gestão hospitalar, e desenvolvidos grupos de trabalho para levantamento de problemas da gestão hospitalar, demandas para a formação e preparação do “desenho” do curso.