Em breve, Salvador vai ganhar, graças à parceria do governo da Bahia, via Secretaria da Segurança Pública, com instituições particulares, câmeras que ajudarão as polícias Civil e Militar no monitoramento da cidade. A afirmação é do secretário Paulo Bezerra, que participou ontem (22) de audiência pública promovida na Assembléia Legislativa pela Comissão de Direitos Humanos e Segurança Pública, presidida pelo deputado Fernando Torres.

Entusiasmado com a utilização das câmeras como suporte no combate à violência, depois da apresentação no Rio de Janeiro pelos técnicos da Embratel, Bezerra disse que esta ferramenta é de fundamental importância para inibir a criminalidade e apoiar a investigação policial.

Além das câmeras, o secretário anunciou para os parlamentares, também através de parceria – desta vez com o governo federal –, o recebimento de 167 veículos e 1.500 pistolas, “dando início à renovação da frota e ao reforço no armamento das nossas polícias”.

Ele garantiu também o aumento de 1.702 pessoas no efetivo da Polícia Civil, com a nomeação de delegados, escrivães e agentes, remanescentes do concurso público realizado em 2001, “assim que concluam o treinamento de capacitação na Acadepol”.

Bezerra elogiou as audiências públicas realizadas constantemente (inclusive no interior) pela Comissão de Direitos Humanos e Segurança Pública da AL, classificando-as como “uma excelente oportunidade para debatermos propostas que visam aprimorar o sistema estadual de segurança pública e para divulgarmos as ações desenvolvidas pela SSP nestes quase 11 meses de governo”.

Ele explicou que toda semana são feitas reuniões de avaliação com os delegados-diretores de departamentos da Polícia Civil e com os comandantes dos batalhões da Polícia Militar, “para ouvirmos propostas para a melhoria do policiamento investigativo e ostensivo no estado”.

Fortalecimento de grupo especial

O delegado-chefe da Polícia Civil, João Laranjeira, destacou o fortalecimento do Grupo Especial de Combate a Homicídios Múltiplos, “para somar esforços nas investigações dos crimes de extermínio e implementar o trabalho de prevenção da violência por todos os meios de segurança pública”.

O comandante do Policiamento da Capital, coronel Carlos Eleutério, que representou o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Jorge Santana, na audiência, destacou o avanço tecnológico vivido hoje pelos órgãos da Segurança Pública e os modernos equipamentos adquiridos pela SSP, por meio das parcerias firmadas pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) com o governo da Bahia.