Agentes do Grupo Especial de Repressão a Crimes de Extermínio (GERCE) esclareceram o duplo assassinato de Josadaque Almeida Santos, 18 anos, e de Geisa Souza Barbosa, 24, ocorrido em 1º de julho ultimo, em Simões Filho, e o homicídio do “maqueiro” Roque Oliveira Reis, 40 anos, em 27 de agosto, no mesmo município. Apontados como autores dos crimes, o escrivão de Polícia, Walter Otto Schwartz Neto, o guarda municipal Claudivan Ribeiro da Silva e o pintor Gabriel Vaz da Silva foram presos por uma equipe do GERCE, coordenada pela delegada Andréa Barbosa Ribeiro Magalhães.
Reconhecidos por testemunhas, Claudivan e Gabriel foram apresentados hoje (28) à imprensa, na sede do GERCE, no Complexo Policial dos Barris, enquanto o escrivão Walter Otto, lotado na delegacia de Simões Filho, está custodiado na Corregedoria da Polícia Civil, no Rio vermelho, à disposição da Justiça Criminal. Enquanto Claudivan da Silva foi preso em Simões Filho, cumprindo um mandado expedido pelo juiz da Vara Crime daquela comarca, Walter Otto Schwartz Neto e Gabriel da Silva se apresentaram à Polícia nos dias 21 e 26 deste mês, respectivamente, acompanhados de advogado, e entregaram duas armas.

Duplo homicídio

Josadaque Almeida Santos morava na rua 13 de Maio, no subúrbio de Paripe, e Geisa no Engenho Velho da Federação. Seus corpos foram encontrados “desovados” na travessa Manoel da Tábua, Estrada Velha do Aeroporto, com perfurações produzidas por projéteis de arma de fogo. Os dois participavam dos festejos de São Pedro, na cidade de Simões Filho, quando, acusados de furto, foram arrastados por três indivíduos, que se identificaram como policiais. Consta que Geisa, era ‘lanceira’ e tinha várias entradas em delegacias por pequenos furtos. Já Josadaque não tinha passagem pela Polícia e conheceu Geisa provavelmente na festa.
Walter Otto, Claudivan e Gabriel também participaram do assassinato de Roque Oliveira Reis (Roque Maqueiro), em 27 de agosto deste ano, por volta das 7h30min, quando a vítima se dirigia para o trabalho. O corpo de Maqueiro foi encontrado no Viaduto da Conceição, em “Passagem dos Teixeiras”, em Simões Filho, com várias perfurações de bala. Acusado de vários estupros em Simões Filho, Roque já havia cumprido pena e estava trabalhando como “maqueiro” no hospital municipal. Os homicidas tiveram a prisão temporária decretada pelo juiz da Vara Crime da Comarca de Simões Filho, em 29 de setembro.

Combate ao extermínio

Um balanço feito pelo Departamento de Crimes Contra a Vida (DCCV) indica que, entre junho e novembro deste ano, o GERCE desarticulou três grupos de extermínio que agiam nos bairros do Uruguai e São Marcos, em Salvador, e no município de Simões Filho, na RMS, tendo prendido 14 pessoas e esclarecido 17 homicídios. “Também elucidamos um outro duplo homicídio, ocorrido recentemente na região do Comércio”, informou a delegada Andréa Cardoso, coordenadora do GERCE.