O Farol da Barra vai servir de cenário para uma exibição do Esquadrão de Demonstração Aérea da Aeronáutica, conhecido como Esquadrilha da Fumaça, às 16h deste sábado (24) em Salvador. Na oportunidade, os baianos vão conferir as acrobacias dos aviões Tucano adaptados com tanques de óleo especial, que se transforma em vapor e forma desenhos no céu. A apresentação, que conta com seis aeronaves e 11 pilotos, partiu de um convite da Base Aérea de Salvador e conta com o apoio do Governo do Estado, através da Casa Militar, e da prefeitura.

A Marinha, o Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar, o Grupamento Aéreo da PM (Graer) e órgãos municipais vão dar suporte ao evento. A performance integra a programação da Semana da Asa (Portões Abertos), celebrada anualmente pela Base Aérea e encerrada no dia 4 de novembro. Na época, a esquadrilha tinha apresentações agendadas no exterior e, assim, a participação no evento ficou para o final do mês.

No dia 23, na véspera da demonstração em Salvador, a Esquadrilha da Fumaça fará uma apresentação na cidade baiana de Guanambi. A primeira exibição oficial da esquadrilha no país foi em 14 de maio de 1952. A equipe acumula hoje mais de três mil demonstrações no Brasil e no exterior, com o objetivo de despertar nos cidadãos o respeito, a admiração e o reconhecimento pela Força Aérea Brasileira (FAB), instituição responsável pela defesa da soberania do espaço aéreo de nossa pátria.