O assassinato de um garoto de 10 anos, no Rio Grande do Norte, alvejado com um tiro na cabeça, apenas por ter expelido gases na presença do autor do disparo, é um dos vários crimes atribuídos a Wellington Rocha da Costa (Boy), 20 anos, fugitivo da delegacia do município sergipano de Carmópolis e recapturado, em Salvador, por policiais civis da Bahia e de Sergipe.
Ele foi preso, juntamente com o assaltante José Carlos de Jesus Andrade, 24 anos, também fugitivo da delegacia de Carmópolis, num imóvel no Largo do Horto, próximo à Avenida San Martin, em companhia de duas adolescentes, trazidas de Sergipe, sem o consentimento dos pais, para relacionamentos íntimos.
As garotas de iniciais A.A.G.M, 13 anos, e V.S.S, 16, chegaram a Salvador, na terça feira passada (6), acompanhadas por Sebastião Pereira, 66 anos, avô de Wellington, sendo levadas de volta para Sergipe. O delegado Jônatas de Oliveira Evangelista, da Polícia Civil sergipana, responsável pelo recambiamento dos fugitivos, informou que Sebastião poderá ser indiciado por crime de corrupção de menores.
A operação de captura de Wellington e José Carlos (Zé Miúdo), realizada em cumprimento a mandados de prisão expedidos pela Justiça Criminal sergipana, teve o apoio de policiais do Departamento de Crimes Contra o Patrimônio, sob o comando do delegado Adaílton Adam. A fuga da Delegacia de Carmópolis aconteceu no dia 10 de outubro passado, tendo os assaltantes se refugiado numa casa alugada, na comunidade da “Rocinha”, imediações da Avenida San Martin.

Motivo fútil

Nascido no Rio Grande do Norte, Wellington é acusado de diversos roubos em mercearias, casas lotéricas e de motocicletas em Sergipe, além de ter dois mandados de prisão preventiva em aberto por tentativas de homicídio. Também já ameaçou de morte um delegado de polícia de Carmópolis, de onde fugiu há quase um mês, serrando as grades da delegacia.
Informações levantadas pelo delegado Jônatas junto ao Instituto de Menores, no Rio Grande do Norte, confirmam que, na adolescência, Wellington matou um garoto de 10 anos com um tiro, somente porque a criança expeliu gases em sua presença.
O assaltante José Carlos é especializado em furtos de equipamentos eletrônicos (notebook e data show), de órgãos públicos, escritórios de advocacia e hotéis de luxo, na Bahia, Sergipe, Paraíba e Pernambuco. Com um mandado de prisão preventiva decretada pela 9ª Vara Criminal de Aracaju, chegou a assaltar a sede do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe, levando computadores.
Interrogado pelo delegado Jônatas, admitiu ter praticado mais de 15 furtos, em municípios sergipanos, e que planejava, com o comparsa Wellington, realizar novos assaltos em Salvador. “Já recuperamos e devolvemos aos proprietários mais de 25 equipamentos eletrônicos subtraídos por José Carlos”, informou o delegado, lembrando que uma das ações mais ousadas do assaltante foi tentar furtar o notebook de um desembargador nas dependências do Tribunal de Justiça de Sergipe. “Só desistiu ao perceber o forte sistema de segurança da instituição”, explicou.