Preso em flagrante, na sala de audiências da 2ª Vara da Infância e Juventude, por crime de falsidade ideológica, Paulo Ricardo de Souza Santos, 19 anos, está custodiado na sede do Grupo Especial de Repressão a Roubo em Coletivos, no Complexo Policial da Baixa do Fiscal, à disposição da Justiça Criminal.

Durante três meses e 15 dias, ele assumiu a identidade do irmão Luciano Silva Santos, menor de idade, e esteve apreendido na Casa de Acolhimento ao Menor (CAM), em Tancredo Neves, por ter assaltado um ônibus, no início de agosto, na região do Iguatemi.

Após assinar os termos de audiência e de interrogatório com o nome do irmão, Paulo Santos foi denunciado ao juiz titular da 2ª Vara pela própria mãe, que entregou à autoridade judicial os documentos de identificação do filho. Autuado por falsidade ideológica pelo coordenador do GERRC, delegado Antônio Cláudio Pereira Oliveira, o assaltante irá responder ainda pela prática de roubo qualificado.

Depois de preso por policiais militares da 35ª CIPM, quando assaltava um coletivo na região do Iguatemi, em companhia do adolescente de iniciais A.S.R., Paulo Ricardo foi encaminhado à CAM, após declarar-se menor de idade e se identificar com o nome de Luciano. Na casa de acolhimento, estava o verdadeiro Luciano, seu irmão, também assaltante de ônibus. Por mais de três meses, Paulo permaneceu na CAM, garantindo ser irmão gêmeo de Luciano.