A 2ª Caminhada do Samba, alusivo ao Dia do Samba, que surgiu para homenagear Ary Barroso, compositor do sucesso Na Baixa dos Sapateiros, que acontece no domingo (25), a partir das 8 horas, vai contar com um efetivo de 400 homens da Polícia Militar para garantir a segurança dos mais de 100 mil participantes ao longo do percurso da festa.
A Caminhada do Samba será animada com sete trios elétricos com início na Praça Dois de Julho (Campo Grande), seguindo toda extensão da Avenida Sete de Setembro.
Para a composição do efetivo, a PM contará com o apoio das Unidades Operacionais (Rondesp e Esquadrão de Motociclistas Águia), do 18º Batalhão, responsáveis pelo policiamento na área do Centro da Cidade e Centro Histórico, além do reforço do Batalhão de Apoio Operacional (BApOp).
O perímetro da festa, que possui cerca de 2 quilômetros de extensão, será comandado por oficiais superiores, tendo como responsabilidade empregar e supervisionar as atividades da tropa no local do evento.
Este ano, como medidas preventivas para oferecer maior segurança aos foliões serão instalados 28 portais de triagem, onde haverá policiais militares devidamente equipados com detectores de metais, evitando-se dessa forma o porte de armas brancas e de fogo e outros objetos ilícitos. Barreiras de trânsito também serão montadas a fim de evitar o acesso de veículos no circuito da festa.