A Polícia Civil da Bahia realiza estudos preliminares para a implantação do Centro de Formação Policial, vinculado à Academia da Polícia Civil (Acadepol), em uma área de 36 hectares do terreno que pertencia à antiga Usiba (atual Gerdau), no km-16 da rodovia BR-324 (Salvador/Feira de Santana).

O delegado chefe, João Laranjeira, visitou o terreno, acompanhado de uma equipe do Grupo Integrado de Planejamento, que vem trabalhando no projeto, e do coordenador administrativo da Polícia Civil, delegado Gildécio José de Souza.
A área correspondente a 80 tarefas foi doada, em 2005, à Polícia Civil da Bahia pelo Governo do Estado. Segundo Gildécio, a proposta é realizar o levantamento topográfico, preservando a vegetação remanescente da Mata Atlântica, para fazer o pré-projeto e apresentá-lo ao governo, nos próximos dias, visando captar recursos para a construção da obra.

Gildécio informa que, a princípio, a idéia é concentrar, no local, todas as atividades de formação dos alunos da Acadepol, além da realização de cursos de atualização, treinamento de tiros e outras atividades da preparação prática e teórica para a carreira policial. A estrutura deverá oferecer condições para a participação dos alunos em tempo integral. Participaram ainda da visita, os delegados Mauro Moraes, Roberto Habib e Edilamar Calazans.