Com a proximidade do período de festas populares e a chegada do Verão, quando aumenta o número de visitantes na cidade, o Grupo Especial de Repressão a Roubos em Coletivos (Gerrc) lançou, hoje (30), a “Operação Olhos de Falcão”, com o objetivo de reduzir os assaltos a ônibus, principalmente nas áreas de maior incidência. Entre as ações definidas está a intensificação de blitzes nas principais avenidas de Salvador, como Vasco da Gama, Centenário, Paralela e Garibaldi, entre outras, até fevereiro de 2008.
O lançamento aconteceu às 5h, na Avenida Orlando Gomes, onde as equipes do Gerrc, sob o comando do coordenador do grupo, delegado Antônio Cláudio Pereira Oliveira, abordaram diversos ônibus que trafegam pelo acesso à praia de Piatã. Os policiais também fizeram incursões no Bairro da Paz e na Invasão da Baixa Fria, na Boca do Rio.
De acordo com o calendário da operação policial, as ações do Gerrc serão realizadas em dias alternados, durante a semana, e seqüenciadas, nos finais de semana e feriados. Haverá também a utilização de um sistema de informação baseado em acompanhamento estatístico dos assaltos, da migração territorial dos assaltantes, da localização e horários das ocorrências, e das empresas atingidas. Estão previstas abordagens relâmpagos em bairros, onde a estatística indique uma maior incidência de roubos a coletivos.
O planejamento estratégico do grupo prevê ainda que os policiais farão ‘campanas’ nos bairros periféricos e abordagens sistemáticas nas ruas, com a participação de policiais femininas. “A operação ‘Olhos de Falcão’ vai concentrar sua atuação também na orla de Salvador, visando reduzir assaltos a microônibus, a identificação e a captura de criminosos contumazes nessa modalidade de delito, além da apreensão de armas de fogo e outras, mediante abordagens com detectores de metais”, ressalta o delegado.
Este ano, o Grupo Especial de Repressão a Roubos em Coletivos efetuou 303 prisões em flagrante, tendo apreendido 87 armas. Instaurou 227 inquéritos e outros 260 foram remetidos à Justiça. Salvador registra uma média diária de seis assaltos a ônibus, ocorrências que podem ser denunciadas ao Gerrc pelo telefone 3312-2961, ou da Central Disque Denúncia da Secretaria da Segurança Pública (3235-0000).