O secretário da Segurança Pública, Paulo Bezerra, fez hoje (29) a entrega simbólica ao comandante-geral da Polícia Militar, coronel Antônio Jorge de Santana, do primeiro lote das 2.713 armas de fogo adquiridas recentemente pelo Governo do Estado. O armamento foi comprado através do Fundo Especial de Aperfeiçoamento do Serviço Policial (Feaspol), num investimento superior a R$ 3 milhões. As armas, 12 carabinas, 11 submetralhadoras e 40 pistolas, serão utilizadas pelo grupo Garra, unidade de ações rápidas do Esquadrão Águia.

Também foram entregues à PM kits táticos operacionais integrados por armas de efeito moral, como balas de borracha, gás lacrimogêneo, gás de pimenta e granada de luz e som, equipamentos utilizados, notadamente, em rebeliões em presídios e em conflitos de multidões. Segundo esclareceu o diretor geral da SSP, André Britto, estes kits foram adquiridos pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), por ocasião dos Jogos Panamericanos – realizados em julho, no Rio de Janeiro – e agora estão sendo repassadas para a Bahia.

Até 18 de dezembro deste ano, mais 2.070 armas vão ser entregues à PM baiana, sendo 1.770 pistolas, 200 submetralhadoras e 100 carabinas. À Polícia Civil serão destinadas 643 armas, sendo 500 pistolas, 100 submetralhadoras e 43 carabinas. Ao fazer a entrega simbólica dos equipamentos, o secretário Paulo Bezerra, após destacar a importância da Polícia Militar no combate à criminalidade, afirmou que pouco a pouco a PM está sendo reequipada. Ao agradecer a doação, o comandante Santana declarou que as ações terão sempre maior sucesso com o fortalecimento da instituição, em termos de equipamentos e com o aumento do efetivo.

Em seguida, Paulo Bezerra se dirigiu ao auditório do Colégio da Polícia Militar, onde presidiu a solenidade de encerramento do 20ª edição do Curso Nacional de Capacitação de Promotores de Polícia Comunitária, promovido pela Senasp e do qual participaram 800 policiais (entre civis e militares) e 480 integrantes de Conselhos Comunitários de Segurança, procedentes de comunidades de Salvador e do interior do estado.