Salvador sedia amanhã (14) o I Simpósio de Secretários de Segurança Pública, no Bahia Othon Palace Hotel, em Ondina, com vistas a proporcionar uma maior integração dos titulares da pasta de todo o País, mediante a troca de informações e de estratégias para o combate mais eficaz à criminalidade e da violência. O evento acontece simultaneamente ao XIX Congresso Nacional de Criminalística, instalado domingo (11).

A solenidade de abertura do I Simpósio de Secretários de Segurança Pública será às 8h, seguida de palestras e debates sobre os seguintes temas: “A Perícia como Instrumento de Tecnologia e Inteligência contra o Crime”, “Políticas de Segurança Pública voltadas à Perícia Criminal” e “A Perícia no Programa Nacional de Segurança Cidadã – Pronasci”.

A partir de 12h30, os participantes do evento vão abordar temas como “Novas Estratégias de Inteligência no Combate ao Crime Organizado”, “A Coleta e o Processamento de Dados em Benefício da Segurança Pública”, “As Experiências Colombiana, novaiorquina e da África do Sul: Soluções em Segurança Pública”, “Estratégias de Segurança Pública: Estrutura Criminal Comum às Metrópoles Brasileiras”, “Relacionamento Institucional: Segurança Pública e Mídia” e “A unificação das denominações das polícias técnicas e peritos do Brasil”.

O secretário da Segurança Pública da Bahia, Paulo Bezerra, destaca a importância da troca permanente de experiências entre gestores da pasta que, durante todo o dia, vão discutir temas como soluções em segurança pública, a estrutura criminal comum às metrópoles brasileiras e as novas estratégias de inteligência no combate ao crime organizado. As experiências da Colômbia, da África do Sul e da cidade de Nova Iorque para o enfrentamento da criminalidade também fazem parte da agenda.

Enfatizou também que tem procurado motivar o policial baiano para o desenvolvimento de um trabalho produtivo no combate ao crime em todo o Estado, contando com o apoio incondicional do governador Jaques Wagner. Ressaltou o empenho da SSP na captação de recursos junto ao Ministério da Justiça, através da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e, em especial, do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci)”.