Depois de uma série de nove conferências territoriais, abrangendo todos os 26 territórios de Identidade da Bahia, chegou a vez de Salvador sediar um grande encontro para debater e propor políticas e ações para a área de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Trata-se da II Conferência Estadual de CT&I, que atrairá representantes de todos os 417 municípios baianos hoje (12) e amanhã (13), no Instituto Anísio Teixeira (IAT), numa promoção da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti).

O evento consolidará o ciclo das conferências territoriais, que serviram para democratizar e interiorizar as discussões sobre a política de CT&I do Governo do Estado.

Nesses dois dias, pesquisadores, líderes regionais, agricultores, empresários, passando por sindicatos, associações de classe, prefeitos, vereadores, enfim, toda a sociedade civil organizada estará refletindo a relação entre o desenvolvimento territorial e a CT&I.

A II Conferência será subdividida em eixos temáticos como a construção, a consolidação e a integração do Sistema Estadual de CT&I, visando o fortalecimento da base científica e tecnológica do Estado, a pesquisa e a inovação no setor produtivo, Ciência e Tecnologia para inclusão e desenvolvimento sustentável, dentre outros.

Os debates giram em torno de temas como o fomento de CT&I nas universidades, incubadoras e empresas de base tecnológica, programa de apoio aos Arranjos Produtivos Locais, inclusão dócio-figital, a implantação do Parque Tecnológico (TecnoVia), o fortalecimento da agricultura familiar, as novas fontes de energia baseadas na biomassa, como o etanol e o biodiesel, a biotecnologia e a infra-estrutura operacional em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).

A conferência será aberta, às 8h30, da segunda-feira, com a palestra Ciência e Libertação, proferida pelo professor Antônio Carlos Pavão, da Universidade Federal de Pernambuco (Ufpe).

Às 14h, o secretário estadual de CT&I, Ildes Ferreira e a diretora-geral da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), Dora Rosa Leal, participam de uma mesa-redonda sobre ações do setor para a Bahia.

Conferências territoriais

Desde o começo do ano foram realizadas nove conferências territoriais nas cidades de Riachão do Jacuípe, Cruz das Almas, Alagoinhas, Itabuna, Irecê, Juazeiro, Ibotirama, Vitória da Conquista e Jequié, envolvendo todos os 26 territórios de identidade da Bahia.

Durante essas conferências, o secretário estadual de CT&I, Ildes Ferreira, ficou impressionado com o desconhecimento sobre o setor na Bahia. Houve localidades em que as pessoas, inclusive, sequer sabiam que o Governo do Estado tinha uma secretaria específica para a área de Ciência e Tecnologia.