O setor de inovação da Bahia vai receber um aporte de R$ 1,5 milhão com dois novos editais da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia-Fapesb, que serão lançados na abertura da II Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), segunda-feira (12), às 8h30, no Instituto Anísio Teixeira, em Salvador.
O edital para Desenvolvimento de Soluções Inovadoras no Campo das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), dispõe de R$ 1 milhão para financiar projetos de pesquisa que resultem na criação de produtos, processos, métodos ou sistemas que ainda não existam no mercado ou apresentem características novas em relação aos atualmente usados.
Podem concorrer pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior ou centros tecnológicos e de pesquisa do estado da Bahia, públicos ou privados, que devem submeter propostas em parceria com empresas da área de TIC, constituídas ou ainda em fase de incubação ou pré-incubação.
Outros R$ 500 mil reais serão oferecidos para o financiamento de pesquisas, que possibilitem o desenvolvimento de tecnologias inovadoras e possam ser aplicadas para a segurança pública, de forma a contribuir para o bem-estar da população do estado. Essa iniciativa tem como parceira, a Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia.
O público-alvo do Edital Temático de Segurança Pública são pesquisadores vinculados a faculdades, universidades, centros tecnológicos e de pesquisa públicos ou privados, e organizações governamentais do sistema de segurança pública da Bahia. Informações detalhadas sobre os editais estão no portal da Fapesb (www.fapesb.ba.gov.br). As inscrições podem ser feitas até fevereiro de 2008.

Conferência

A II Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, que acontece no Instituto Anísio Teixeira, até terça-feira (13), é um instrumento de reflexão sobre o desenvolvimento da Bahia atrelado aos avanços nas áreas da CT&I.
No evento estarão reunidos representantes dos 417 municípios do estado, a fim de consolidarem as discussões realizadas durante nove conferências pelo interior, abrangendo todos os 26 territórios de identidade da Bahia. A Conferência Estadual, que é promovida pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, contará com a presença do governador do Estado, além de pesquisadores, líderes regionais, agricultores, empresários, prefeitos, vereadores, representantes de sindicatos e associações de classe.