Projetos de pesquisa produzidos no meio acadêmico receberão até R$ 70 mil, cada um, no I Prêmio Bahiagás de Inovação. Uma solenidade realizada na tarde de hoje (20), na sede da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), marcou o lançamento da premiação. Realizado em parceria entre Bahiagás, Fapesb e Ufba, o Prêmio acontecerá durante a Conferência da Indústria do Gás Natural e Seminário Nacional de Energia e Ambiente, que serão realizados de 9 a 11 de abril de 2008, no Bahia Othon Palace Hotel.
Para o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Ildes Ferreira, o evento e a premiação são exemplos do entendimento do Governo da Bahia de que sem fomentar a Ciência, a Tecnologia e a Inovação não se pode promover o desenvolvimento sustentável. Já o presidente da Bahiagás, Davidson Magalhães, destacou que esse trabalho em parceria é uma forma de atuar em favor de projetos estruturantes em detrimento de ações temporárias.
No I Prêmio Bahiagás de Inovação serão distribuídos prêmios em dinheiro a trabalhos produzidos no meio acadêmico, por alunos dos cursos de nível médio, graduação, mestrado e doutorado sobre o gás natural. A premiação também contemplará, com um selo de destaque, as empresas de pequeno, médio e grande portes que mais se destacaram no uso eficiente do gás natural.
Na categoria estudantil podem concorrer candidatos de todos os estados brasileiros, com exceção do nível médio, restrito à Bahia. Segundo a diretora geral da Fapesb, Dora Leal Rosa, envolver alunos do ensino médio é uma das grandes inovações desse prêmio, que também está incluindo diversos segmentos da pesquisa acadêmica.

Conferência e Seminário

Uma discussão ampla e profunda sobre a indústria de gás natural do Brasil, envolvendo outras fontes de energia e as políticas para o meio-ambiente, com a participação de conceituados especialistas da Bahia e do Brasil. Este é o objetivo principal da Conferência da Indústria do Gás Natural 2008 e do Seminário Nacional de Energia e Ambiente.
Serão três dias em que os aspectos mais importantes do mercado de gás natural e suas implicações e desdobramentos estarão em debate em meio a uma programação composta de palestras, mesas-redondas, pôsteres e apresentações de trabalhos. O objetivo é promover o intercâmbio e a difusão do conhecimento, incentivar a pesquisa e apoiar o desenvolvimento científico e tecnológico na área de gás natural na Bahia.
O evento, previsto para um público de 350 pessoas, vai reunir profissionais, empresários, pesquisadores, professores e estudantes interessados no desenvolvimento da cadeia produtiva do gás natural.