Secretários de Ciência e Tecnologia dos estados do Norte e Nordeste vão avaliar, nesta quinta-feira (22), no Hotel Sofitel, em Itapuã, o impacto do Plano de Ação de Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Nacional, lançado, hoje, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e que vai destinar R$ 41 bilhões para a área até 2010.
De acordo com o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia, Ildes Ferreira, a idéia é também discutir os critérios de repasse destes recursos para os estados. “Historicamente, os investimentos nesta área sempre favoreceram os estados localizados nas regiões Sul e Sudeste, que possuem sistemas de C&T mais consolidados. Com esta reunião, pretendemos também estruturar sugestões para que outros critérios de repasse sejam incorporados pelo Governo Federal”, disse.
A pauta contempla ainda questões específicas de cada estado, com a apresentação dos destaques de cada um dos sistemas estaduais de C&T. Os secretários discutirão a “Lei de Inovação Tecnológica” e conhecerão a experiência do Porto Digital, em Pernambuco, parque tecnológico reconhecido como um dos ambientes mais inovadores do país.
O trinômio Ciência, Tecnologia e Inovação é um instrumento fundamental para o desenvolvimento, crescimento econômico no cenário mundial contemporâneo, contribuindo para a geração de emprego e renda e a democratização de oportunidades. A reunião é uma iniciativa da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia (Secti), em parceria com o Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de CT&I (Consecti).