Para apresentar perspectivas e discutir os rumos da Tecnologia da Informação e Comunicação (TI) na Bahia, será realizada de hoje a sexta-feira (5 a 9), no Sol Victória Marina, em Salvador, a Semana Estadual de TIC. Com a participação de universidades públicas, faculdades particulares, centros de pesquisa, escolas de nível médio, empresas do setor de informática e similares, além do Arranjo Produtivo Local em TI, o evento será dividido em temas como inovação, mercado, infra-estrutura e perspectivas. A Semana é promovido pela Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e Sebrae/Ba. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no site www.ticbahia.com.br/semanadetic.

A Semana de TIC será aberta segunda-feira, às 9h. O primeiro painel abordará o tema "Impactos da inovação tecnológica no desenvolvimento econômico e social". A terça-feira (6) será dedicada ao tema inovação, quando será apresentado o plano estratégico estadual para o setor e lançado o Edital de Inovação, pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb). No turno da tarde haverá um debate sobre a convivência do software livre com o privado e apresentada a produção dos grupos de pesquisa da Bahia.

A quarta-feira (7) será voltada para o mercado, tendo como público alvo as empresas de TIC e futuros empresários e profissionais da área. Será realizado um painel sobre o cenário de TI no Brasil. A infra-estrutura é o assunto da quinta-feira (8), dedicada, principalmente, a prefeitos e gestores públicos. O último dia contará com a participação da Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (Prodeb) e será direcionado às perspectivas para o setor de TI do Estado, com palestras, experiências e cases sobre parques tecnológicos. Na oportunidade, o secretário Ildes Ferreira destacará a implantação do TecnoVia – Parque Tecnológico de Salvador-Bahia e abordará o tema "A Política Estadual de TI: Diretrizes, Perspectivas e Desafios".

Como programação paralela, haverá mini-cursos sobre computadores e sociedade, robótica, empreendedorismo e controle de dispositivo via USB, respectivamente, em locais como a Uneb, no bairro do Cabula e o auditório de Pós-Graduação da Faculdade Ruy Barbosa (FRB), na Pituba.