Acontece amanhã (6) o Seminário Propostas para a Agenda Bahia do Trabalho Decente. O evento vai ser realizado das 9 às 17h, na Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem), e tem o objetivo de definir os termos da Agenda em diálogo tripartite ampliado.
O seminário é mais uma etapa no processo de construção da agenda baiana. Participam deste encontro geral das câmaras temáticas representantes dos seguintes grupos de trabalho: Trabalho Escravo, Trabalho Infantil, Saúde e Segurança do Trabalhador, Juventude, Serviço Público, Promoção da Igualdade, Trabalho Doméstico e Biocombustíveis.
A Organização Internacional do Trabalho (OIT) define trabalho decente como um trabalho adequadamente remunerado, exercido em condições de liberdade, eqüidade e segurança, capaz de garantir uma vida digna".
As discussões sobre essa proposta da OIT ganharam força com a realização da I Conferência Estadual do Trabalho Decente, em abril, numa iniciativa da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) com apoio da OIT. Cerca de 400 pessoas – representantes de 75 municípios – participaram do evento, e 11 prefeitos estiveram na solenidade de abertura.