Mais de 90 mil pessoas de pequenas comunidades rurais de 132 municípios baianos benficiadas, 156 poços tubulares perfurados, 165 sistemas de abastecimento de água, entre convencionais e simplificados, implantados, ampliação e recuperação de sistemas existentes e mais de 369 sistemas de abastecimento em andamento. Essas foram algumas ações desenvolvidas este ano pela Companhia de Engenharia Rural da Bahia (Cerb), que coordena, no estado, o Programa Água para Todos.

Com recursos de diversas fontes, a empresa implementou um conjunto de ações que garantirá tanto o acesso à água com qualidade e em quantidade, como sua permanência ao longo do tempo.

Para o presidente da Cerb, Cícero Monteiro, o governo está trabalhando para o desenvolvimento sustentável do semi-árido, propiciando a implementação de infra-estrutura e otimizando a produtividade do homem do campo. Para isso, a Cerb procurou utilizar tecnologias adequadas à realidade de cada região, buscando soluções no segmento de abastecimento de água na zona rural, além de se preocupar com a questão ambiental.

O governo executou, ainda, várias ações voltadas para o saneamento básico, destacando-se a conclusão de 45 sistemas simplificados e a instalação de nove dessalinizadores, dos quais oito com chafarizes eletrônicos.
Estão em fase de licitação as obras dos sistemas integrados de abastecimento de água de Jaguarari (que vai atender as comunidades de Favela, Gameleirinha, Cauabinha e Macambira) e de Baianópolis/Catolândia, beneficiando uma população superior a 10 mil habitantes.

Estão em andamento as obras de 28 sistemas convencionais, 79 sistemas simplificados e a instalação de três sistemas com dessalinizadores, além da implantação de 209 melhorias sanitárias domiciliares. Em Buritirama, já está em fase de conclusão o sistema que atenderá de imediato 7,6 mil habitantes.

A Cerb, indiretamente, em parceria com a Secretaria de Agricultura, presta atendimento às pequenas comunidades rurais com a ampliação, recuperação de sistemas e perfuração de poços tubulares. Este ano, foram ampliados e recuperados 40 sistemas simplificados e construídos outros 88, beneficiando 9,6 mil habitantes.

Com recursos do Banco Mundial e governo federal, a Cerb concluiu os sistemas de abastecimento de água nos municípios de Ibitiara, Iraquara, Jacobina, Rio de Contas e Seabra.


Cooperação técnica

Em 2007 foram concluídas as obras de ampliação dos sistemas de abastecimento de Ibitiara/Olhos D´Água do Seco, perfurados dois poços nos municípios de Abaíra e Jacobina e recuperados cinco sistemas de esgotamento sanitário nos municípios de Itiúba, Jaguarari, e Pindobaçu.

Essas ações fazem parte de uma cooperação técnica entre as secretarias de Desenvolvimento Urbano e de Meio Ambiente e Recursos Hídricos e Cerb, que tem como objetivo a manutenção e assistência aos sistemas de abastecimento de água tipo padrão central e de esgotamento sanitário, que são operados pelas próprias comunidades através de associações.

Em convênio firmado entre o Governo do Estado e Caixa Econômica Federal, em 2004, a Cerb está dando continuidade a diversas obras de saneamento básico e desenvolvendo projetos executivos. Com previsão de término para 2008, está construindo o sistema de esgotamento sanitário da sede municipal de Mucugê. A obra é composta de rede coletora, tratamento e disposição final dos efluentes líquidos. Mais de 6 mil pessoas serão beneficiadas com a conclusão da obra.

No município de Boa Nova, a Cerb concluiu o sistema de abastecimento de água e melhorias sanitárias domiciliares atendendo 17 localidades. Em processo de licitação se encontra o sistema de Rio de Contas, com previsão de conclusão para o primeiro semestre de 2008. Ao final das obras serão atendidos 30 mil habitantes de 37 localidades.


Outros projetos

Estão em fase de conclusão os sistemas de abastecimento de água em Campo Alegre de Lourdes e Wanderley/Muquém do São Francisco. Na primeira etapa serão atendidas 68,5 mil pessoas em mais de 98 localidades.

O projeto executivo do sistema de abastecimento de água para as localidades de Caraíva Nova e Caraíva Velha, em Porto Seguro, já foi concluído, beneficiando 4,7 mil habitantes.

A Cerb também realiza um trabalho de participação, organização comunitária e educação sanitária e ambiental nas localidades onde os sistemas de abastecimento de água são implantados. As assistentes sociais visitaram, até outubro deste ano, 4.273 domicílios e realizaram 115 atividades educacionais para assegurar a sustentabilidade dos serviços implantados.