A adesão da Bahia ao Pacto de Aprimoramento da Gestão da Assistência Social foi destacada VI Conferência Nacional de Assistência Social, que acontece até amanhã (18), em Brasília (DF). O documento foi assinado entre os governos federal e estadual, no dia 10 de outubro, e representa um compromisso que a Bahia assume para fortalecer o Sistema Único de Assistência Social (Suas).

Segundo o presidente do Conselho Nacional da Assistência Social (CNAS), Silvio Iung, a assinatura do pacto por parte dos estados significa um avanço na gestão das políticas públicas. “Com isso, a assistência social ascende ao patamar dos direitos”, destacou Iung, informando que todos os estados e o Distrito Federal já aderiram ao Pacto.

O documento estabelece metas como apoio aos municípios apara acompanhamento das famílias cadastradas em programas sociais como o Bolsa Família; estímulo para o cadastramento das famílias com crianças em situação de trabalho infantil; e orientação aos gestores municipais na estruturação e funcionamento dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e dos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas).

“Até assinarmos o Pacto, nós discutimos o assunto com os municípios, conselhos e organizações sociais. Ele traduz um compromisso do Governo do Estado em aperfeiçoar a assistência social”, disse o secretário de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza, Valmir Assunção.