O Governo do Estado está fortalecendo a parceria com municípios para a gestão da Assistência Social. Uma das medidas adotadas foi a renovação da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), criada em 1993. A CIB é uma instância colegiada de negociação e pactuação de gestores municipais e estadual que tem entre suas atribuições, viabilizar a implementação da Política Nacional da Assistência Social (PNAS) no âmbito do estado.
A nomeação dos novos membros se deu através da Portaria 180, da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), publicada no Diário Oficial do Estado, edição dos dias 02 e 03 deste mês.
“Estamos inaugurando uma nova gestão da CIB e esperamos criar estratégias para que o Sistema Único da Assistência Social, de fato, funcione. Isso é um compromisso não apenas do Estado, mas, também dos municípios”, disse a superintendente de Assistência Social da Sedes, Elizabeth Borges, durante a primeira reunião ordinária entre os novos membros do colegiado, realizada hoje (11), em Salvador.
Além de três representantes indicados pelo governo do Estado, fazem parte da nova gestão da CIB os municípios de São Félix, Filadélfia, Santo Estevão, Senhor do Bonfim, Lauro de Freitas e Salvador, todos com seus respectivos suplentes. “Eles foram eleitos observando-se aspectos como porte populacional e territorialidade. Todas as regiões do estado integram esta instância. São forças que se unem para excluir da assistência social a prática assistencialista e promover a verdadeira proteção social da população”, salientou a presidente do Colegiado Estadual de Gestores Municipais da Assistência Social (Coegemas), Fabiana Burity.