Adolescentes egressos ou em cumprimento de medidas sócio-educativas e familiares serão atendidos a partir de um novo modelo pedagógico, com a inauguração, segunda-feira (10), às 15h, do Centro de Cultura e Arte do Pelourinho (Cecap).

Com o novo espaço, o Governo do Estado vai ampliar de 80 para 200 o número de pessoas beneficiadas. Desde 1996, quando a Fundação da Criança e do Adolescente (Fundac) começou a atuar no Pelourinho, o trabalho era desenvolvido com a população em geral do Centro Histórico, sem focar os jovens.

No local serão ministradas oficinas de balé, teatro, percussão, tecelagem, lapidação, fuxico, costumização, confecção de figurinos e de bolsas. Passam a funcionar cursos de informática básica, manicure e pedicure, embelezamento afro, bijouterias e reciclagem.

O objetivo é promover a inclusão social dos jovens pela profissionalização e a arte. Para participar das oficinas, eles precisam estar freqüentando regularmente a escola. Cada um receberá uma “bolsa-aprendizagem” no valor de R$ 100 mensais e terá o acompanhamento de assistentes sociais e psicólogos.

Para valorizar o talento dos jovens, a Fundac vai gerar postos de trabalho através da contratação dos alunos que já colaboram como monitores das oficinas. Eles serão admitidos através da Fundação José Silveira e atuarão na condição de instrutores.

Loja solidária

O prédio, que corria risco de desabamento, recebeu reparos em toda sua estrutura física, desde as vigas à instalação elétrica e hidráulica. A sede do Cecap teve a fachada recuperada, atendendo recomendações do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac).

As obras de reforma também contemplaram o bazar existente na unidade, agora chamado “Loja Solidária”, espaço destinado à troca e comercialização dos produtos confeccionados durante as oficinas.

Além de divulgar seus trabalhos, os alunos serão beneficiados com parte dos recursos arrecadados e serão treinados para realização de controle de estoque, organização de livro-caixa, balanço financeiro e procedimentos administrativos em geral.

A inauguração contará com a presença do governador Jaques Wagner, do secretário de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza, Valmir Assunção, e do diretor geral da Fundac, Walmir Mota.