O Governo da Bahia ganhou, nesta segunda feira (17) à noite, o prêmio Top Social 2007, com o programa Cidadania Digital, desenvolvido pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação. O programa, única iniciativa governamental a ser premiada na edição deste ano, é voltada para promover a inclusão social de jovens carentes. Outras dez experiências de responsabilidade social realizadas por empresas e organizações não-governamentais também foram premiadas, a exemplo das Obras Sociais Irmã Dulce.

O Top Social, considerado o maior prêmio de responsabilidade social do Norte e Nordeste, é uma iniciativa da Associação Brasileira de Agências de Publicidade da Bahia (Abap), Associação dos Dirigentes de Marketing e Vendas do Brasil, seção Bahia (ADVB/Bahia) e Associação Comercial da Bahia. “O social é o nosso ideal”, disse o governador Jaques Wagner, na solenidade de entrega do prêmio, na sede da Associação Comercial da Bahia, no Comércio.

Wagner parabenizou as instituições promotoras do prêmio. “É um prêmio que estimula a sociedade a se unir ao governo pela questão social, daí porque seus organizadores estão de parabéns”. Este ano, o evento também ainda fez uma homenagem especial ao Instituto dos Cegos da Bahia, que completa 75 anos no ano que vem.

Mais Inclusão – Para 2008, o Estado pretende ampliar as ações do programa Cidadania Digital, lançado no início deste ano.
Atualmente, existem 367 mil jovens cadastrados usando infocentros em 268 municípios. Para o ano que vem, a meta é alcançar 700 novos centros Digitais de Cidadania (CDCs). “Cada município baiano passará a ter pelo menos uma unidade do programa”, assegurou o secretário Ildes Ferreira, da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Qualquer pessoa pode utilizar os CDCs, instalados em comunidades carentes: basta ir até uma unidade e se cadastrar. Em Salvador, o centro com maior número de participantes fica no bairro do Nordeste de Amaralina.