LOCAL: Teatro dos Correios, Pituba.
DATA: 12.12.07 (quarta-feira).
HORÁRIO: 9h30.

O QUE É: Lançamento do Programa Aprendiz Legal na Bahia.



INFORMAÇÕES ADICIONAIS:


LANÇAMENTO: A recepção, com entrega de material informativo, será acompanhada de café da manhã. Em seguida, acontece a mesa-redonda “A Lei de Aprendizagem – aplicabilidade e ações concretas sua implementação”, que contará com a presença do coordenador-geral de Preparação e Intermédio de Mão de Obra Juvenil do Ministério do Trabalho, Sidney Burka, do governador Jaques Wagner e de representantes da Fundação Roberto Marinho e Petrobrás.


PROGRAMA: Concebido e elaborado pela Fundação Roberto Marinho em parceria com a Petrobrás, o Aprendiz Legal tem o objetivo de contribuir para a inserção de jovens com idade entre 14 e 24 anos no mercado de trabalho, garantindo a qualidade da formação profissional básica. A iniciativa propõe uma forma compartilhada de gestão, sendo implementado por instituições sem fins lucrativos, em paralelo com atividades desenvolvidas nas empresas. O programa é estruturado pelos conceitos de Trabalho, Identidades e Linguagens e articulado com conceitos transversais como protagonismo, ética, diversidade, preconceito, profissionalização, projeto de vida, dentre outros.

MATERIAL: Produzidos em diferentes mídias, como “Livros para o Aprendiz” e “Coordenador de Aprendizagem”, Cd-rom, jogo, 24 vídeos e um ambiente virtual. Todos foram elaborados visando à acessibilidade, além receberam transcrição em braile os impressos, tradução em libras os vídeos e o ambiente virtual ter sido programado para o nível 1 de acessibilidade.


APLICAÇÃO: O programa conta com duas instituições parcerias responsáveis pela sua implementação nas localidades em que atua:

Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE): instituição com ampla experiência na inserção de jovens no mercado de trabalho, por meio da Lei do Estágio, que atua na formação de aprendizes desde 2003. Firmou parceria com a Fundação Roberto Marinho em abril desse ano e é implementadora do Aprendiz Legal nos estados da Bahia, Rio de Janeiro e São Paulo.

Fundação Pró-Cerrado (FPC): implementa a Lei da Aprendizagem desde 2000 com o Projeto Jovem Cidadão e já inseriu cerca de 18 mil jovens aprendizes no mercado de trabalho. A parceria para atuar com o Aprendiz Legal teve início em março desse ano, sendo a fundação a implementadora do programa nos estados de Goiás, Tocantins e no Distrito Federal.