O programa Cidadania Digital é vencedor do TOP Social. A entrega do troféu é hoje (17), a partir das 19h, na Associação Comercial da Bahia (Praça Conde dos Arcos, s/n, Comércio). A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia (Secti) é o único órgão governamental a receber o prêmio este ano.

Com 362 Centros Digitais de Cidadania (CDCs), o Programa de Inclusão Sócio-Digital da Bahia é um dos maiores do Brasil. O programa tem um forte caráter social, com gestão democrática das unidades e envolvimento da comunidade, indo muito além do acesso a computadores. Já são mais de 376 mil usuários cadastrados e quase 12 milhões de acessos realizados.

Em 2008, a Secti vai implantar 700 novos CDCs e cada município baiano passará a ter pelo menos uma unidade do programa. Qualquer pessoa pode utilizar os centros. Basta ir até uma unidade e se cadastrar. Monitores estão capacitados para atender os usuários realizando os cadastros, oferecendo suporte e prestando orientações básicas. Os CDCs utilizam softwares livres desenvolvidos especificamente para atender às necessidades do programa.

O Cidadania Digital também conquistou, este ano, o prêmio Finep de Inovação Tecnológica, com o projeto Processo de Manutenção da Rede de Centros Digitais de Cidadania da Bahia, que concorreu com outros 22 projetos inscritos em todo o Nordeste.

Em sua quarta edição, o troféu TOP Social tem como objetivo reconhecer, premiar e estimular a adoção e o aperfeiçoamento de políticas e práticas na área de responsabilidade social. Promovido pela Associação Brasileira de Agências de Publicidade, capítulo Bahia (Abap-BA), Associação dos Dirigentes de Marketing e Vendas da Bahia (ADVB/BA), e Associação Comercial da Bahia (ACB), o TOP Social é o mais importante prêmio na área de Responsabilidade Social do Norte e Nordeste.