A possibilidade de implantar uma unidade do Instituto Internacional de Neurociência no Parque Tecnológico de Salvador, o TecnoVia, será analisada na próxima quarta-feira (2), pelo governador Jaques Wagner e pelo secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Ildes Ferreira, em viagem a Natal. Eles vão conhecer a experiência da unidade potiguar juntamente com o reitor da Universidade Federal da Bahia, Naomar Almeida Filho. A organização não-governamental já atua no Rio Grande do Norte e em São Paulo em projetos que usam a ciência como agente de transformação social.
O primeiro passo para o acordo será a elaboração de um memorando de intenções. O Instituto Internacional de Neurociência de Natal (IINN) já havia sinalizado, no começo de dezembro, uma parceria com a Secretaria Estadual de CT&I (Secti) para o desenvolvimento de pesquisas em biomédica e para educação científica, áreas de referência da instituição. O IINN funciona há quase três anos e congrega dezenas de pesquisadores em diversas áreas como neurociência, fisiologia, engenharia e bioquímica.
Em Natal, Jaques Wagner, Ildes Ferreira e Naomar de Almeida vão visitar o ‘Campus do Cérebro’, a sede do IINN, um complexo científico que inclui também a ‘Cidade do Cérebro’ – projeto para 20 mil moradores da periferia da capital do Rio Grande do Norte – o Parque Tecnológico Industrial e projetos sociais, como a primeira escola de ensino científico para pais de estudantes da rede pública e a clínica da mulher.
Experiência
Apontado pela revista Scientific American como um dos 20 líderes mundiais da ciência, o idealizador do IINN, Miguel Nicolelis, vai se encontrar com o governador e o secretário de CT&I para estreitar a parceria. Ele acredita que a produção científica é força propulsora para o progresso econômico e social de países em desenvolvimento e que o Nordeste tem grande potencial de criar iniciativas científicas e tecnológicas e transformá-las em auto-sustentáveis. Na reunião preliminar com Ildes Ferreira, o cientista manifestou a convicção de que o apoio do Governo da Bahia pode potencializar o projeto.
O cientista paulistano radicado há quase vinte anos nos Estados Unidos, Miguel Nicolelis, 46 anos, desenvolve algumas das pesquisas mais importantes do mundo sobre o cérebro. Atuando na área de fisiologia de órgãos e sistemas, é responsável pela descoberta de um sistema que possibilita a criação de braços robóticos controlados por meio de sinais cerebrais. O trabalho está na lista do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) sobre as tecnologias que vão mudar o mundo. Nicolelis está à frente do centro de neuroengenharia da Universidade de Duke, no estado americano de Carolina do Norte, uma unidade de US$ 30 milhões.