Ao lado do secretário de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic), Welber Barral e do secretário estadual da Indústria, Comércio e Mineração, Rafael Amoedo, entre outras autoridades, o governador Jaques Wagner participa, neste momento, no salão Iemanjá do Centro de Convenções da Bahia,  da abertura da 121ª edição do Encontro de Comércio Exterior (Encomex). Durante o evento será assinado acordo de cooperação técnica para a implantação do Centro de Informações de Comércio Exterior (Cicex) na Bahia.

Com uma programação ampla que envolve a realização de palestras e oficinas temáticas sobre investimentos no mercado externo, o Encomex busca estimular a maior participação do empresariado brasileiro no comércio internacional e propiciar seu engajamento no processo exportador. Em paralelo às  palestras e oficinas, o público poderá visitar a exposição montada no espaço Caminho da Exportação, com estandes dos diferentes agentes do comércio exterior (empresas, bancos, fundações) que terão a oportunidade de apresentar os serviços oferecidos aos potenciais exportadores. Também haverá um show-room com mostras de produtos baianos exportados ou com potencial exportador, além de oficinas setoriais e temáticas para discussão de temas pertinentes para a economia local.

Realizado pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Mdic, acontece em diversas regiões do país, buscando uma maior aproximação com o setor privado, sobretudo em capitais e cidades com pólos produtivos com potencial de exportação. O Encomex  volta a ser realizado na Bahia depois de cinco anos. 

Durante o evento será assinado um acordo de cooperação técnica entre a Secex e o Centro de Negócios da Bahia (Promo), tendo como objetivo consolidar as atividades do Centro de Informações de Comércio Exterior (Cicex) na Bahia e integrá-lo à rede nacional. O Cicex tem como objetivo prestar informação especializada, orientação técnica, apoio institucional e divulgação sobre os mais diversos temas do comércio exterior brasileiro, de forma a favorecer o incremento das exportações do estado, com maior inserção de empresas no processo exportador e geração de empregos e renda.

De acordo com o Promo, de janeiro a outubro deste ano as exportação baianas ultrapassaram a marca dos US$ 6 milhões, o que representa um crescimento da ordem de 5,7% do valor registrado no mesmo período de 2006. A estimativa do Promo é que até o final do ano as exportações baianas tenham atingido a cifra de US$ 7,2 bilhões, o que representará um marco histórico na Bahia.