O início da implantação do Parque Tecnológico e do primeiro Centro Vocacional Tecnológico Territorial da Bahia, o apoio à pesquisa científica, a capacitação tecnológica e a ampliação do acesso da população aos recursos da informática foram destaques da reunião do Conselho Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Concitec), realizada hoje (10), em Salvador. O encontro discutiu as principais ações desenvolvidas em 2007 pelo Governo do Estado no setor de CT&I.
Em reconhecimento às ações, o conselho formalizou uma moção de congratulações à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), apresentada pelo Reitor da Universidade Federal do Estado da Bahia (Ufba), Naomar Almeida.
A atuação da universidade junto ao Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), também mereceu uma moção referendada por unanimidade pelos conselheiros. “Serão cerca de mil vagas para professores e investimentos de R$ 600 milhões para a Bahia nos próximos quatro anos, o que vai gerar impactos positivos para a economia baiana”, comemorou Almeida.
Ao avaliar o encontro, o secretário, Ildes Ferreira disse que o reconhecimento pelo trabalho da Secti foi conseqüência do empenho e compromisso de toda a equipe. “Temos a consciência que o governo não pode atuar sozinho nessas áreas, portanto, para retirar a Bahia do atraso no campo da CT&I é necessário o amplo envolvimento da academia e do setor empresarial”, completou. O Concitec é composto por 15 membros representantes da administração pública, da comunidade acadêmica e científica e do setor empresarial.