As micro, pequenas e médias empresas da Bahia terão R$ 1,5 milhão para investir em inovação tecnológica, por meio da contratação de pesquisadores. O termo de compromisso, que garante a concessão desses recursos, foi assinado hoje (12), em Brasília, entre a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Os recursos são provenientes do Programa de Desenvolvimento de Recursos Humanos para Atividades em Apoio à Inovação Tecnológica (RHAE-Inovação), que deverá lançar seu primeiro edital, no estado, em janeiro de 2008. O objetivo do
programa é promover a interação entre o setor produtivo e a academia, oferecendo bolsas em cinco modalidades, que podem contemplar desde estudantes de cursos técnicos ou do ensino médio até doutores experientes.
O RHAE-Inovação vai começar a operar não só na Bahia, mas em outros 14 estados das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. O total de recursos é de R$ 15 milhões, sendo parte do CNPq e parte das fundações de amparo à pesquisa de cada estado.