LOCAL: Auditório da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP), Av. Prof. Luciano Gualberto, 908
Cidade Universitária , São Paulo.
DATA: 04.12.07 (terça-feira).
HORÁRIO: 13h30.

O QUE É: Seminário promovido pelo Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial (ETCO).

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

OBJETIVO: O seminário busca contribuir para a melhoria do ambiente de negócios no Brasil, por meio do combate a sonegação, informalidade, adulteração, pirataria e outros desvios de conduta que geram desequilíbrios de concorrência e prejudicam o ambiente de negócios.

SEMINÁRIO: Para a edição deste ano, visando uma análise das variáveis que influenciam o ambiente de negócios no Brasil, foram selecionados três temas: Cultura das Transgressões, Burocracia e Gastos Públicos, que serão debatidos após a palestra de abertura do governador de São Paulo, José Serra. As conclusões destes estudos serão apresentadas no seminário, oferecendo propostas para o ambiente de negócios. A palestra de encerramento fica por conta do governador Jaques Wagner, que abordará as medidas tomadas no governo para a melhoria da gestão dos gastos públicos e atração de investimentos.

ETCO: Organização da sociedade civil de interesse público que congrega empresas e entidades empresariais não governamentais com o objetivo de promover a melhoria no ambiente de negócios e estimular ações que evitem desequilíbrios concorrenciais causados por evasão fiscal, informalidade, falsificação e outros desvios de conduta. Numa visão mais ampla, visa conscientizar a sociedade sobre os malefícios sociais de práticas não éticas e seus reflexos negativos para o crescimento do país.Inicialmente, integraram o instituto os setores de cerveja, refrigerantes, fumo e combustíveis. Dois anos depois, o setor de medicamentos se juntava ao ETCO em uma câmara setorial que reúne 34 empresas. Em 2007, mais uma câmara foi criada: a de tecnologia.