O destaque do Especial de Sábado desta semana é o mais novo trabalho de Ivan Lins. O cantor e compositor carioca acaba de lançar, nos formatos CD e DVD, “Saudades de Casa”, uma revisita a alguns dos sucessos de sua carreira com arranjos inéditos. Todas as músicas do disco são composições do próprio Ivan e o álbum mescla gravações ao vivo e em estúdio. No programa, você confere algumas músicas do CD, entre elas “Renata Maria”, com a participação de Chico Buarque e Leila Pinheiro, e “Debruçado”, uma parceria inédita com Gonzaguinha, composta em 1969.
Na sequência, a TVE exibirá o programa No Balanço do Reggae, com a participação da banda jamaicana Tafari King, que está em turnê pelo Brasil. O grupo está lançando o segundo álbum, “Kingfire Band”. No programa, eles vão falar sobre o atual momento da carreira e os próximos projetos, tudo isso ao som de músicas que marcaram a trajetória da Tafari King.
Às 17 horas, será apresentado o Evolução Hip-Hop que reacende o debate sobre o grafite como meio de educação visual. Um dos pontos de debate é o projeto municipal “Grafita Salvador”, criado para estimular a arte do grafite no público jovem. Dois deles estarão nos estúdios da Educadora para falar sobre o assunto. Como de costume, o programa vai alternar informação e música, com o som dos conjuntos “Costa Costa”, “Mundo Negro” e “Império Negro”.
Esta edição do Tambores da Liberdade terá a participação da cantora paulista Paula Lima, uma das convidadas da Noite da Beleza Negra 2008, a ser realizada no dia 12 de janeiro. O programa vai prestar uma homenagem a Gaiaku Luiza, que levou a tradição jeje do recôncavo baiano a Salvador, Rio de Janeiro, São Paulo e Fortaleza. Os ouvintes que mandarem bem nas respostas sobre a sacerdotisa do terreiro do terreiro jeje Rumpayame Runtolojida, de Cachoeira, ganharão brindes exclusivos. No repertório, os destaques são “Minha Origem”, composição de Vicente de Paula e interpretação de Graça do Ilê, e “Ilê de Luz”, música de Suka na voz de Caetano Veloso.
Na Rádio Educadora, às 19 horas,  o DJ Sankofa e Álvaro Panafricano são os convidados do Rádio África. Durante o programa, eles vão comentar o cenário musical em países como Gana, Nigéria e Congo. O bate-papo será pontuado com músicas gravadas pelos próprios convidados nos estúdios da Educadora FM e outras canções africanas.
O Estação Caribe deste sábado apresenta uma surpresa. Os artistas que fizeram parte da primeira edição do programa são os destaques deste Estação Caribe especial. As canções de Omara Portuondo, Compay Segundo, Arturo Sandoval e Willie Colon compõem o repertório do programa que conta ainda com as participações das bandas Sueño Cubano, com a música “Na Ilha Grande”, e Improviso Latino cantando “Nasce para Bailar”. Não percam!
O Especial TVE, que vaai ao ar a partir das 19 horas deste sábado, apresenta o “Afro Barroco” em palestra musical do cantor e compositor Mateus Aleluia. Último componente vivo do Tincoãs, grupo musical afro criado em Cachoeira nos anos 60, Mateus Aleluia propõe o estabelecimento de um paralelo entre a cultura africana e a cultura brasileira através dos sons e da musicalidade das duas terras. No programa, serão mostradas fotos do povo africano cedidas pela Fundação Pierre Verger e uma apresentação exclusiva de Mateus Aleluia para TVE Bahia realizada este ano no Teatro do Irdeb.