O Coral do Mosteiro de São Bento, ordem religiosa que remonta ao ano de 1582, quando chegaram os beneditinos a Salvador, participa amanhã (11), às 19 horas, da abertura da programação Natalina do Palacete das Artes. O evento conta ainda com o Madrigal da Universidade Federal da Bahia (Ufba), que com o coral do mosteiro, apresentarão Mozart e Ave Marias, entre outras composições, sob regência do maestro Dilton César Ferreira.
O coral do mosteiro é um dos mais antigos em atividade que se tem notícia na Bahia, criado em maio de 1964, período da ditadura militar, e recebeu por muitos anos grande incentivo do respeitado abade Dom Timóteo Amoroso Anastácio e teve entre seus regentes o maestro Lindenberg Cardoso, também já falecido. Hoje, o coral tem cerca de 35 vozes.
Na programação de amanhã, constam uma ‘Ave Maria’ do maestro italiano Bonaventura Somma (1893-1960), a ‘Ave Verum Corpus’ do compositor austríaco Mozart (1756-1791), além da música natalina ‘Adeste Fidelis’, a ‘Parce Domine’ de Felix Nowowieski e o spiritual americano ‘I Wanna Be Ready’. A apresentação no Palacete das Artes integra o projeto Natal Mágico, que objetiva promover a música sacra com temas humanitários, como forma de aglutinar pessoas promovendo o espírito natalino.
Antiga residência do Comendador Martins Catharino, construída no início do século XX no bairro da Graça, em Salvador, o Palacete das Artes é o mais novo museu do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), autarquia da Secretaria de Cultura do Estado. Amanhã, os corais se apresentam no pátio externo do Palacete, onde também acontecem shows musicais.
De acordo com o diretor do museu, Murilo Ribeiro, o Palacete tem promovido atividades variadas com recordes de freqüência de público desde a sua reabertura em agosto deste ano. “Estamos promovendo eventos, sempre gratuitos, em todos os espaços da antiga propriedade, desde o casarão, ao anexo de linhas contemporâneas, até os jardins e pátios externos”, diz Murilo.
No casarão, construído em estilo eclético, são quatros salas no primeiro pavimento onde são promovidas cameratas, mostras menores e outros eventos. No segundo pavimento, estão mais quatro salas onde acontece o Salão de Design até 20 de janeiro. E, por último, a mansarda no terceiro pavimento, onde acontece a mostra Rilke – Rodin: um encontro, que vai até a próxima terça-feira (18).
Já no anexo, construído em vidro madeira, concreto e com 300 metros quadrados de área exclusiva para exposições, projetado pelo renomado arquiteto Marcelo Ferraz, e ligado ao casarão por um pontilhão, está a exposição Gravuras de Iberê Camargo – Percursos e Aproximações em uma Poética.
O Palacete das Artes do IPAC fica na Rua da Graça, nº 284. Outras informações sobre visitas ao espaço, exposições, lançamentos de livros, recitais, shows musicais e oficinas de arte, são disponibilizadas através do e-mail palacetedasartes@gmail.com, ou dos telefones 3117-6983 3117-6986.