Quarenta representantes de circos, trupes e grupos da capital e do interior participam, amanhã (20), das 9 às 17h, no Circo Picolino, em Salvador, do 1º Encontro com Circenses. A iniciativa, do Núcleo de Artes Circenses da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb) em parceria com o Circo Picolino, tem como objetivo discutir e avaliar metas comuns ao segmento.
A programação, que inicia com um café da manhã, é composta por reuniões em assembléias, treinamentos de inclusão digital, apresentação das ações do Núcleo da Funceb em 2007 e do planejamento para 2008, incluindo aí a preparação do projeto de mapeamento e memória do circo e de mais três encontros circenses, que acontecem até março de 2008, no interior do estado.
Paula Gomes, responsável pelo Núcleo de Artes Circenses da Funceb, acredita que o mais importante nessa fase inicial do trabalho foi reconhecer e identificar o Circo como um importante segmento artístico na sociedade. “E neste momento em especial o que tem de mais bacana é a reunião da classe. Este será o nosso primeiro grande encontro setorial, já que não havia nenhuma política ou atenção específica do poder público para o circo na Bahia”, finaliza.