A Diretoria de Museus (Dimus) do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Ipac) abre amanhã (13), às 15h, no Museu de Azulejaria e Cerâmica Udo Knoff, no Pelourinho, a exposição “Natal na Melhor Idade”, que permanecerá, com entrada franca, até 6 de janeiro do próximo ano.
A mostra resulta da primeira fase do projeto “Arte Azulejar Natalina na Melhor Idade”, dando continuidade às atividades sócio-educativas da Dimus/IPAC. Essa etapa consistiu no aprendizado de pintura em azulejos e pastilhas de cerâmica sob a orientação da diretora Francisca Andrade. São 101 peças produzidas e decoradas com motivos natalinos por 20 senhoras da Associação Brasileira dos Clubes da Melhor Idade da Bahia, entre 40 e 76 anos. O grupo foi supervisionado pela artista plástica Noélia Teixeira, especialista em pintura sobre porcelana, com apoio do Centro de Apoio ao Artesanato Mineral da Bahia-Minarte.
O Museu Udo Knoff pertence ao IPAC e guarda 1.447 peças que foram de propriedade do ceramista alemão de mesmo nome, com obras produzidas desde o século XVII até o século XX, incluindo originais e reproduções de diversas nacionalidades, como portuguesa e espanhola. Vasos e medalhões em cerâmica, ferramentas e maquinários de trabalho, livros de encomendas e objetos tridimensionais que pertenceram ao ceramista alemão compõem o restante do acervo.

Udo Knoff

Horst Udo Knoff nasceu na Alemanha, em maio de 1912 e graduou-se em Agronomia. Eterno apaixonado pelas Artes Plásticas, Udo trabalhou na sua área de formação ainda na Alemanha, mas em função da 2ª Guerra Mundial, migrou para o Brasil em 1942. Em nosso país sofreu por ser de origem alemã, sendo preso diversas vezes, onde acabou por aprender a língua portuguesa com colegas de cela. Em 1955, chega à Bahia, depois de residir no Rio de Janeiro e realizado exposições em várias capitais brasileiras.
Desenhista, pintor e colecionador, Udo Knoff lecionou na antiga Escola de Belas Artes da Rua 28 de Setembro. A coleção de azulejos do alemão retrata parte da história e do patrimônio artístico e arquitetônico da Bahia. Com obras em fachadas de prédios, igrejas e outras construções presentes em diversos estados brasileiros, o ceramista é autor do livro “Azulejos da Bahia”.
Localizado na Rua Frei Vicente, nº3, Pelourinho, em Salvador, o Museu Udo Knoff de Azulejaria e Cerâmica do IPAC fica aberto de terça à sexta-feira, das 10 às 18h, e nos sábados e domingos das 13 às 17h, fechando nos feriados. Todos os serviços do museu são prestados ao público gratuitamente desde que solicitados com antecedência pelos telefones (71) 3117-6388 e 3117-6389.