O cinema português terá destaque na programação da Sala Walter da Silveira em 2008. E a prova disso é que a primeira atração do cinema cult dos Barris em 2008 é um pequeno ciclo com três filmes de um dos mais importantes realizadores lusitanos da atualidade.

A mostra O Cinema de Pedro Costa, de 4 a 10 de janeiro, oferece ao cinéfilo baiano a oportunidade de resgatar os primeiros trabalhos de Costa, mais conhecido pelo seu último e elogiado filme, Juventude em Marcha, um dos destaques da programação do Seminário Audiovisual de 2007.

O ciclo na Sala Walter da Silveira é resultado da parceria entre a Diretoria de Artes Visuais e Multimeios (Dimas), da Fundação Cultural, e o Consulado Geral de Portugal em Salvador, contando com o apoio do Instituto Camões. Os filmes serão exibidos com entrada gratuita e legendas em português.

No primeiro semestre, está prevista uma retrospectiva completa de outro grande autor português, João César Monteiro, além da exibição de filmes clássicos e raridades da cinematografia lusitana.