Ações educativas e culturais, relacionando conceitos de memória, pesquisa e ensino, fundamentam o auto de Natal “A Caminho de Belém”, promovido amanhã, (13), às 16h30, no Museu Abelardo Rodrigues, localizado no Solar Ferrão, Pelourinho, Centro Histórico de Salvador. A entrada é franca.
O evento é promovido pelo Núcleo Museu-Escola da Diretoria de Museus (Dimus) do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), autarquia da secretaria estadual de Cultura (Secult). Terça-feira (18), no mesmo horário, o auto será no auditório Conexão IPAC, localizado na Praça das Artes, Pelourinho.
O espetáculo é encenado por alunos da Escola Municipal Vivaldo Costa Lima e do Colégio Estadual Azevedo Fernandes, com texto e direção de Eliene Diniz, produção e direção Edla Matos e Maria Cristina Melo e figurinos do acervo da Fundação Gregório de Mattos, parceira desse projeto.
“A Caminho de Belém” apresenta alegorias de bailes pastoris da Bahia e da Paraíba. As cenas, adaptadas do texto bíblico são narradas em forma de versos, e as músicas são do cancioneiro popular natalino.

Projeto Museu-Escola

O objetivo do projeto é sensibilizar as escolas públicas e particulares, principalmente os professores, através da inclusão da educação informal na sua grade curricular, utilizando os museus e sua memória histórica e cultural. O projeto busca também um espaço aberto nas escolas para a montagem de exposições itinerantes e palestras, numa parceria a ser desenvolvida ao longo do ano letivo.
O auto de Natal, de origem religiosa, trazida de Portugal pelos jesuítas, é uma representação dramática que celebra o nascimento de Jesus. Aqui, com elementos das culturas indígena e africana adquirem derivações nos temas, personagens e cantigas. São apresentados em tablados e palanques, erguidos nas frentes das igrejas e praças públicas, nas festas de Natal e Reis.