Um trecho de cerca de 100 metros do calçadão da Avenida Octávio Mangabeira, no Jardim dos Namorados, foi interditado hoje (26) pela Conder, por conta de um desabamento provocado por uma ressaca da maré. A destruição do trecho pelo mar na noite do Natal atingiu também a sede da colônia de pesca. Os materiais dos pescadores ficarão temporariamente abrigados em um equipamento público que estava desativado no próprio Jardim dos Namorados.
Segundo a presidente da Conder, Maria Del Carmen, a ressaca inesperada fez com que o órgão antecipasse para o local as obras de infra-estrutura previstas pelo projeto da orla. “Vamos antecipar logo este trecho que só seria feito mais adiante conforme o cronograma original do Projeto Orla para evitar que novos avanços da maré causem danos à pista da Avenida Octávio Mangabeira”, explicou.
Após visitar o local pela manhã, Maria Del Carmen autorizou o início imediato das intervenções emergenciais, além da interdição do trecho na parte superior do calçadão. O acidente pôs em risco a passagem de pedestres, inclusive dos ciclistas e praticantes de caminhada e cooper.
Com um trator, operários passaram o dia de ontem fazendo uma barreira de contenção, colocando também sacos de areia. “Em mais de dez anos que estou aqui, nunca vi uma maré dessas em dezembro”, contou o Silvano de Jesus, pescador. “Maré forte assim só nos meses de março e agosto”, diz.