Um grande show no Farol da Barra e uma feira com a participação de Organizações Não Governamentais (Ongs) de todo Brasil marcaram, neste domingo (9), a programação da Semana de Direitos Humanos que culmina com a comemoraçao do dia mundial, amanhã (10). O evento Direitos Humanos: Iguais na Diferença celebra os 59 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Salvador foi a sede das comemorações este ano. Em 2006, os festejos aconteceram no Rio de Janeiro (RJ). O show contou com a presença de artistas famosos como Zeca Baleiro, Arnaldo Antunes, Margareth Menezes e MV Bill.

A realização é da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República (SEDH), em parceria com o governo do estado, patrocínio da Petrobras e apoio de organizações sociais de todo Brasil. Os atores Letícia Sabatella, Marcos Winter e Chico Dias lerão trechos da Declaração e falarão sobre sua experiência em organizações de defesa dos direitos humanos.

O ministro da SEDH, Paulo Vannuchi, participou do evento e disse a Bahia é a terra da diferença e uma escola para se pensar na construção da igualdade e respeito à diferenças. “A secretaria tem inúmeras ações na Bahia na área de direito das criança e adolescentes, homofobia e de pessoas com deficiência”, afirmou.

O governador Jaques Wagner visitou a feira e assitiu ao show. Ele destacou que comemorações como a de hoje são importantes e marcam conquistas como o Plano Nacional de Direitos Humanos, lançado em 2003. “Aqui paramos para brindar o que já foi feito e renovar as energias para a longa caminhada que ainda temos”, disse.

Ele destacou ainda o trabalho que vem sendo feito no estado. “A Bahia é a prova da possibildiade de termos igualdade na diversidade. A diferença é bem-vinda. Nosso esforço através da Sepromi e SJDH é reduzir a discriminação, mas temos programas como o Todos pela Pela Alfabetização e o Água para Todos que mostram que estamos trabalhando em várias frentes”, afirmou.

O Dia Internacional dos Direitos Humanos é celebrado no dia 10 de dezembro, quando nesse dia, em 1948, a Organização das Nações Unidas (ONU) promulgou a Declaração Universal dos Direitos Humanos, que declara, em seu primeiro artigo, que todos nascem livres e iguais, em dignidade e direitos.