O Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera) realiza até sábado (8), no Sol Plaza Hotel, em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão da Universidade do Estado da Bahia, um encontro de formação continuada em “Letramento Literário: O Direito à Literatura e a Formação de Leitores nos Movimentos Socais”.

Participam do evento, os coordenadores locais do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra da Bahia (MST), além de professores coordenadores regionais e estudantes universitários, que atuam ou estudam na Uneb.

Segundo a professora Gilsélia Freitas, membro da coordenação colegiada do Pronera, o evento tem por objetivo a formação continuada de homens e mulheres educadores, a fim de colaborar para potencializá-los na prática do letramento.

“A formação possibilita que os participantes se tornem agentes multiplicadores dessa proposta nos assentamentos. Esperamos que eles transmitam o que aprenderam para 120 monitores e, estes, para os 2,4 mil estudantes de 1ª a 4ª série do ensino fundamental”, enfatiza Gilsélia.