A partir do próximo ano, as escolas estaduais terão eleições para escolha dos diretores.O anúncio foi feito pelo governador Jaques Wagner durante a abertura, hoje 13) à noite, da I Conferência Estadual da Educação Básica. “Teremos um processo democrático com a participação da comunidade escolar, mas será preciso que os professores se capacitem para o cargo”, antecipou Wagner. A decisão foi comemorada com aplausos pelos dois mil delegados eleitos pelos territórios baianos para participar do evento, após 31 conferências regionais que foram realizadas previamente desde agosto.

Wagner também anunciou para o ano que vem a aplicação de R$ 53 milhões na recuperação de escolas, além de medidas para dobrar o número de vagas no ensino profissionalizante tecnológico. “A nossa meta é quintuplicar essas vagas até 2010”, assegurou. O governador ainda assinou um decreto instituindo o Prêmio Cosme de Farias, que tem por objetivo estimular a sociedade a promover ações e eventos voltados para alfabetização, escolarização e profissionalização de jovens e adultos. Serão também premiadas iniciativas que se destacam dentro do programa Todos pela Alfabetização (Topa).

A conferência, que já é apontada como um movimento único na história da educação no estado, realiza-se até sábado (15), na Escola Parque, no bairro da Caixa D’Água, em Salvador. O objetivo é estimular a evolução da educação no estado, seja através de debates científicos, ou a partir de manifestações artísticas e culturais – Há, paralelamente, uma vasta programação cultural, inclusive com a participação de cantores famosos, como Fagner.

“Vamos sair daqui com bons caminhos, boas trilhas e idéias, convencidos de que só é possível homenagear ícones da educação, como Anísio Teixeira e Cosme de Farias, quando tivermos consciência do quanto ela é fundamental para o futuro que queremos para a Bahia”, disse o governador. A importância das discussões para o futuro da educação no estado foi representada pela apresentação do coral infantil Hora da Criança.

Segundo o secretário Adeum Sauer, o momento é de boas perspectivas. “Estamos mesmo dispostos a mudar a realidade atual”, afirmou, referindo-se a posição atual da Bahia entre os estados com os mais níveis no Índice de Desenvolvimento da Educação da Básica (Ideb). O estudante Danilo Oliveira, 17 anos, participa da conferência como um dos representantes do município de Itaberaba. “É uma oportunidade de discutirmos políticas para educação, participando da tomada de decisões e garantindo um futuro melhor não só para a escola, mas para toda a sociedade”, concluiu.