Brumado, no Sudoeste baiano, terá um Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet). A garantia foi dada hoje (3), em Brasília, pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, ao vice-governador da Bahia, Edmundo Pereira, e à deputada Marizete Pereira. “Brumado terá um Cefet. O Ministério da Educação está ciente de que a cidade necessita da construção do centro para acelerar o ensino profissionalizante, tão valorizado pelo governo do presidente Lula”, informou o ministro, durante audiência.

O vice-governador encaminhou ao ministro da Educação uma nota-técnica mostrando as necessidades do município e dos seus jovens que anseiam por uma profissão e ao mesmo tempo precisam de qualificação profissional para ser contratados em empresas sediadas na região. Uma comissão do MEC deverá visitar a cidade para ver as condições oferecidas pela cidade e pelo Governo do Estado para a construção do Cefet.

“A construção de um Cefet em Brumado não é anseio apenas da cidade, mas de toda a região, que está carente de um centro de ensino tecnológico”, destacou o vice-governador. O secretário-executivo do MEC, José Henrique Paim Fernandes, que estava presente à reunião, também saiu otimista com a possibilidade da construção do Cefet de Brumado acontecer em 2008 ou 2009.

O ministro Haddad revelou que o presidente Lula vai terminar o mandado como o presidente da República que mais construiu escolas técnicas no país. No total, serão 354 Cefets, sendo 214 novos. Mas, segundo o ministro, é possível ainda ampliar a lista de acordo com a carência local de ensino técnico e se houver disponibilidade de infra-estrutura para que a escola possa ser construída.

A deputada Marizete Pereira disse que vai começar a agilizar os entendimentos com o MEC e os encarregados do projeto dos Cefets, na Bahia. “Saímos da audiência com muita esperança, pois o ministro da Educação disse que o presidente Lula está entusiasmado com a construção das escolas técnicas e não deixará Brumado de fora”, afirmou.