Convênios asseguram o aporte de R$ 1,27 milhão para ampliação da infra-estrutura de laboratório e na área de pós-graduação na Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), em 2008. Na implantação do Laboratório de Pesquisa e Inovação de Materiais Avançados para Tecnologia de Informação e Energia (Lapmatie) serão investidos R$ 500 mil pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), com a contrapartida de R$ 56 mil da Universidade. O convênio foi assinado pelo secretário estadual Ildes Ferreira de Oliveira e o reitor Antonio Joaquim Bastos da Silva.
Na área de pós-graduação, o Programa Nacional de Cooperação Acadêmica (Procad) aprovou o projeto que celebra a parceria entre o Programa de Pós-graduação em Produção Vegetal da Uesc e o Programa de Pós-graduação em Fitotecnia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). O Procad faz parte da Ação Novas Fronteiras da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do MEC.
A aprovação vai possibilitar a vinda à Uesc de três professores UFRRJ, a cada ano, de 2008 a 2011, para ministrar disciplinas ou especialidades que não constam na grade curricular da Programa de Pós-Graduação em Produção Vegetal, além de possibilitar o envio de quatro alunos por ano para treinamento em pesquisa na UFRRJ, com custo inteiramente pago.
Também foi aprovada a proposta do Mestrado em Ciência Animal da UESC junto com o PPG em Parasitologia da UFRRJ. Essas atividades na área de pós-graduação receberão um aporte de R$ 471 da Fundação Capes.