A Reitoria da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) publicou nova portaria constituindo uma comissão de sindicância para apurar fatos relacionados aos trotes, em calouros do curso de Engenharia Civil. A decisão atendeu a um abaixo-assinado dos próprios alunos. A comissão é composta pelos professores João Francisco dos Santos (presidente) e Antônio Vieira Neto e pela servidora Ana Edelweiss de Alencar Magalhães.
Em 28 de novembro passado foi constituída a primeira comissão. A portaria se baseou no relato formal encaminhado por uma professora do curso de Engenharia de Alimentos. Desta comissão fazem parte, o procurador jurídico Ruy Sandes Leal (presidente), João Francisco dos Santos e Ana Edelweiss de Alencar Magalhães. Em ambos os casos, o prazo é de 60 dias para a apuração dos fatos e o encaminhamento de medidas cabíveis.
O vice-reitor, Washington Almeida Moura, esclarece que a administração central está cumprindo com o previsto no estatuto da Instituição. Ele lamentou a realização dos trotes no campus, apesar das diversas ações educativas desenvolvidas junto aos estudantes para impedi-los.