A Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) e a Universidade Aberta de Lisboa assinaram protocolo de cooperação acadêmica, científica e cultural, com base no Tratado de Amizade, Cooperação e Consulta entre a República Portuguesa e o Brasil, firmado em abril de 2000, em Porto Seguro.

A parceria visa incentivar, desenvolver e aprofundar a cooperação acadêmica, científica e cultural entre as duas instituições nos domínios de interesse comum. A iniciativa vai permitir a realização de pesquisas e estudos conjuntos e intercâmbio de professores, alunos e técnicos nas áreas de graduação e pós-graduação.

O acordo, que tem duração de quatro anos, abre espaço também para a realização de cursos, seminários, simpósios e outros eventos conjuntos de natureza acadêmica, científica e cultural, bem como para a promoção de atividades que potenciem e divulguem as culturas portuguesa e brasileira e ainda o reconhecimento mútuo dos graus e títulos conferidos pelas instituições.

A Uesc e a Universidade Aberta de Lisboa poderão, segundo os seus próprios critérios de seleção e financiamento, receber professores e alunos para realizar estudos de graduação, pós-graduação ou pesquisa.