Identificar os interessados em participar do projeto de construção e operação do novo estádio de futebol da Bahia foi a principal decisão fechada na primeira reunião do Grupo de Trabalho da Copa do Mundo de 2014, realizada na manhã de hoje (7), na Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração (SICM). Para isso, ficou definida a elaboração de um protocolo de intenções que deverá ser assinado em janeiro de 2008 entre o Governo do Estado, Prefeitura de Salvador e os possíveis parceiros do projeto.

Conforme os membros do Grupo de Trabalho, coordenado pelo chefe do Gabinete do Governador, secretário Fernando Schmidt, identificados os interessados, caberá ao grupo elaborar o edital que traçará as condições da licitação de implantação do novo estádio. Dois parâmetros básicos já foram definidos: o estádio deverá ter capacidade para 60 mil pessoas e atender aos requisitos impostos pela Federação Internacional de Futebol (Fifa), a exemplo de estacionamento, segurança, conforto, entre outras condições exigidas pela federação; e também abrigar um centro de convenções.

Apesar de estabelecer esses dois parâmetros, o edital poderá conter outras condições e os interessados em participar da implantação do novo equipamento poderão participar desse processo apresentando idéias que possam ajudar o governo na elaboração do edital que disciplinará as condições exatas da concorrência pública.

Outra decisão fechada na reunião diz respeito a abertura do diálogo com a direção dos principais clubes de futebol baianos com os interessados em participar do processo de construção do estádio que irá substituir a Fonte Nova visando a Copa do Mundo de Futebol de 2014. Esse diálogo é importante, conforme entende o Grupo de Trabalho, porque são os clubes baianos os principais usuários do futuro equipamento e a conversa entre eles poderá definir padrões para atender as demandas dos clubes, garantindo a permanente utilização futura do estádio.

O Governo Baiano está aberto à participação, em nível de sugestão, de todos os possíveis parceiros na construção democrática do processo de implantação do novo equipamento que propõe ser um projeto mais amplo, abrigando não apenas o estádio.

Nessa primeira reunião do Grupo de Trabalho foram traçadas as linhas iniciais para iniciar a discussão em tornos dos preparativos do maior evento futebolístico do mundo. A próxima reunião acontece na próxima semana e vai tratar das questões legais para definir a modelagem do edital e da definição das novas etapas para a execução do projeto.

Formado por representantes do Estado e da Prefeitura de Salvador, o Grupo de Trabalho da Copa do Mundo de Futebol de 2014 foi instituído pelo governo na última terça-feira (4), tendo como atribuições criar as condições necessárias para que a Bahia possa sedi8ar os jogos da copa. Durantes as reuniões serão definidas as ações estratégicas institucionais e logísticas para adequar a capital baiana às exigências impostas pela Fifa. Cabe ao grupo estabelecer um cronograma de ações que corresponda ao calendário imposto pela federação para iniciar os preparativos para que Salvador possa sediar jogos da Copa do Mundo de 2014.